Carmeuse realizará aportes de US$ 50 milhões em Formiga

A Carmeuse Brasil, filial da multinacional belga Carmeuse, vai investir US$ 50 milhões em sua fábrica, localizada em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Conforme o prefeito Eugênio Vilela, este poderá ser o maior aporte que o município já recebeu.
A companhia é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de cal para diversas aplicações. O investimento possibilitará a criação de cerca de 200 empregos diretos e indiretos na linha de produção de alta tecnologia e performance nas áreas de mineração, indústria química, celulose e papel, tratamento de água, dissecantes e Soil-A.
A unidade da empresa na cidade de aproximadamente 68 mil habitantes fica na BR-354 e com o aporte passará a ser um novo polo de produtos especiais da indústria química com tecnologia verde de redução de gás carbônico.
“Recebo com satisfação a notícia desse investimento. Para o município é uma grande oportunidade. Acredito que este seja o maior investimento já feito na história de Formiga”, destacou o gestor por ocasião do encontro com os executivos da companhia para apresentação do projeto.
Participaram da reunião, realizada na última semana no Gabinete Municipal, além do prefeito de Formiga, o diretor-executivo da Carmeuse Brasil, Carlos Avelar; a gerente de operações, Rosiene Pimenta; o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Júnio Beirigo, e o coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Glaydson Santos.
A secretária municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Millena Ribeiro, e o secretário municipal de Gestão Ambiental, Humberto Cunha, também estiveram presentes.

Mais de 90 operações pelo mundo
A Carmeuse é uma empresa familiar fundada em 1860 na Bélgica. No país, também se encontra sua sede global, na cidade de Louvain-la-Neuve, a aproximadamente 30 km da capital Bruxelas. O grupo hoje possui mais de 90 operações espalhadas pela Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia. São cerca de 4.500 funcionários.
A multinacional atende pelo menos 8.500 clientes por ano através de uma rede de 80 fábricas e 50 minas de calcário. E vende cerca de 80 milhões de toneladas de produtos anualmente.
Sua subsidiária Carmeuse Américas é responsável pelos trabalhos no Norte, Centro e Sul, e foi estabelecida na América do Norte no ano de 1992. Desde então, expandiu sua presença no continente e se tornou uma das principais fornecedoras de cal, calcário e outros produtos minerais, equipamentos e soluções de engenharia na região.
Com sede em Pitsburgo, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a empresa tem mais de 30 instalações de produção no leste do país, além do Canadá e América Latina.
Operação no Brasil teve início em 2017
A operação do grupo belga no Brasil começou em 2017, a partir da integração com a Óxidos Brasil e Hub de Soluções. Em 2019, foi feita a aquisição da Cal Arco Íris e, em 2020, as empresas foram incorporadas pela Carmeuse Brasil.
A filial em Formiga oferece diferentes produtos e serviços à base de cal para aplicações em vários segmentos. No agronegócio, por exemplo, os itens da empresa auxiliam na correção do pH do solo, melhoram a nutrição animal e removem impurezas do caldo na fabricação de açúcar. Na mineração, podem ser utilizados no controle dos processos de flotação e separação de contaminantes da matéria-prima, além de auxiliar no processo de filtração.
Ouça a rádio de Minas