Carnaval: veja dicas de passeios ‘bate e volta’ no entorno de Belo Horizonte

Turistas ou moradores de Belo Horizonte que quiserem fugir da folia na Capital por um dia, têm opções de Carnaval com muita diversidade a poucos quilômetros de distância, no entorno da cidade.
Dá para fazer de tudo: contemplar belezas naturais, degustar os sabores da cozinha mineira, se jogar no turismo de aventura e também, claro, curtir a boa e tradicional folia em municípios que estão a não mais que 200 quilômetros de BH.
O leque de possibilidades permite fazer o famoso “bate e volta” e aproveitar o que a capital e seu entorno têm de melhor.
Veja o que fazer no Carnaval no entorno de Belo Horizonte
A lista das atrações dos municípios que estão no entorno de BH pode ser acessada no Portal Minas Gerais.
Cidades históricas, barrocas e coloniais
Ouro Preto, a 102 quilômetros de BH, possui um dos carnavais mais tradicionais do interior e terá desfiles de aproximadamente 50 blocos carnavalescos, entre eles o Zé Pereira dos Lacaios, agremiação reconhecida como uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1867.
Além disso, shows e escolas de samba movimentam a festa na cidade.

Itabira, a 107 quilômetros da capital, realizará, com o tema “Balancê”, tributo à cantora Gal Costa e receberá apresentações de blocos de BH, como Então, Brilha! e Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro.
Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte, irá promover o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico.
Sabará, a 21 quilômetros de BH, além da folia, também promove a exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, que apresenta ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.
Desfiles
Em Tiradentes, localizada a 193 quilômetros da capital, haverá o desfile de cerca de 24 blocos que contagiam o público em cortejo pelo centro histórico.
São João del-Rei, a 189 quilômetros de BH, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região.
Cachoeiras, trilhas, museu a céu aberto e bem-estar
Minas Gerais é reconhecida mundialmente pelas riquezas naturais e pela gastronomia.
Cachoeiras, parques, cavernas e grutas também são opções para quem quer dar um pulinho e ver atrações fora da capital mineira. Serra do Cipó, a 98 quilômetros de BH, Cabeça de Boi (117 quilômetros), Itambé do Mato Dentro (117 quilômetros), Lapinha da Serra (136 quilômetros) e Conceição do Mato Dentro (164 quilômetros) são destinos perfeitos para quem deseja curtir cachoeira, lagos e quedas d’água.
A Gruta da Lapinha, no Parque do Sumidouro, em Lagoa Santa, a 52 quilômetros de BH; a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, a 70 quilômetros da capital, e, por fim, a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, a 122 quilômetros da capital, são perfeitas para quem busca aventura, com inúmeras possibilidades de trekking, pedal e escalada. O trio integra o Circuito Turístico das Grutas.

Já se o assunto é arte contemporânea e natureza exuberante, o Inhotim, em Brumadinho, a 56 quilômetros de Belo Horizonte, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, estará aberto no período do Carnaval e com programação educativa, atividades e visitas panorâmicas.
Ouça a rádio de Minas