Carnaval de BH deve movimentar mais de 2 milhões de passageiros em ônibus, metrô e avião

Ônibus, rodoviária, metrô e aeroporto juntos esperam a passagem de mais de 2 milhões de passageiros

7 de fevereiro de 2024 às 12h43

img
Crédito: Iris Aguiar

O Carnaval de Belo Horizonte chegará com tudo na Capital, com a expectativa de receber 5 milhões de pessoas em 500 blocos. O transporte dos passageiros, seja por ônibus metropolitano, ônibus interestadual, metrô ou avião, deve movimentar mais de 2 milhões desses foliões.

Para atender à grande demanda que a capital mineira receberá durante a festividade, que acontece dos dias 9 a 17 de fevereiro, foram feitas mudanças de trajeto, horários e linhas para facilitar o deslocamento.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) reuniu todas essas informações sobre os ônibus de Belo Horizonte e Região Metropolitana em uma plataforma da internet.

Dos mais de 2 milhões de passageiros do Carnaval, quase metade vai se deslocar por meio dos ônibus metropolitanos, que possuem 640 linhas e 139 delas serão alteradas no período. Essas mudanças nos itinerários já podem ser consultadas na nova plataforma do governo.

“Essa ferramenta visa agilizar e otimizar a forma com que o usuário vai receber essas informações. Normalmente, elas eram divulgadas em listas com itinerários, desvios e alterações. Agora, tudo está acessível tanto pelo celular quanto pelo computador”, diz a superintendente de Investimento da Seinfra, Talita Soares de Brito.

Metrô de BH também tem novidades para o Carnaval 

O metrô de Belo Horizonte, que atende em média 800 mil passageiros nesta época, também está sendo preparado para a folia, com a facilidade da bilhetagem digital. A compra de passagens pelo aplicativo pode ser feita por Pix ou cartão de crédito. 

metro belo horizonte obras
Crédito: Divulgação/Metrô BH

Os horários dos trens e acesso também sofrerão alterações durante o Carnaval. As mudanças já foram divulgadas pelo Metrô BH. Confira:

De sábado a terça de Carnaval (10 a 13/02):

  • O Metrô BH vai operar com 10 minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia (nos dias normais, o intervalo fora dos horários de pico é de 15 minutos). 
  • No sábado de Carnaval, as Estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com bilheterias em funcionamento. 
  • A entrada dos usuários na Estação Central será, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis. 
  • A saída dos usuários da Estação Central será, exclusivamente, pela escadaria da Praça da Estação.
  • O túnel que liga a Estação Central à rua Sapucaí estará fechado durante o período do Carnaval, a pedido dos organizadores do evento. 

Na Quarta-Feira de Cinzas (14):

  • O intervalo entre trens será de 10 minutos das 11h às 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens será de 15 minutos.

Rodoviária terá mais passageiros desembarcando

a rodoviária estima cerca de 260 mil embarques e desembarques no terminal durante o Carnaval, entre os dias 8 e 19 de fevereiro. 

A expectativa é de que os desembarques cresçam 1% na comparação com o mesmo período de 2023, somando mais de 128,7 mil passageiros chegando à capital mineira. 

Já a quantidade de pessoas embarcando (128,5 mil) deve recuar 0,2% frente ao registrado no ano passado.

carnaval bh passageiros
Rodoviária de Belo Horizonte/Crédito: Iris Aguiar

BH Airport tem alta no número de passageiros durante Carnaval

O Carnaval de 2024 também promete ser um período movimentado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Entre os dias 8 e 15 de fevereiro, espera-se que 220 mil passageiros passem pelo terminal durante as festividades, ou seja, um quarto de todo o contingente esperado para fevereiro.

Os dias de maior movimento serão a sexta-feira (9) de Carnaval, quando 34 mil pessoas utilizarão o terminal mineiro, e a Quarta-Feira de Cinzas (14), que receberá aproximadamente 32 mil passageiros.

carnaval bh passageiros
Cerca de 883.000 passageiros são esperados para circular pelo terminal do BH Airport neste mês/ Crédito: Divulgação/ BH Airport

Para atender a demanda durante a folia, a Azul adicionará 47 voos extras e a Gol terá 31 adições à sua malha no aeroporto.

Os destinos mais procurados e que receberão esse reforço são:

  1. Porto Seguro (BA),
  2. Maceió (AL),
  3. Salvador (BA)
  4. João Pessoa (PB),
  5. São Paulo (SP),
  6. Florianópolis (SC),
  7. Rio de Janeiro (RJ)
  8. Fortaleza (CE).

*Estagiária sob supervisão da edição

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail