Castelo Alimentos terá planta em Minas

A Castelo Alimentos, empresa especializada na produção de vinagres, deu início ao seu plano de expansão com o projeto de instalação de uma nova planta, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O investimento previsto para esse projeto é de aproximadamente R$ 20 milhões.
A expectativa da empresa é de que essa segunda planta já esteja em funcionamento no segundo semestre de 2023.
Inicialmente, a nova unidade em Contagem produzirá apenas vinagre, produto no qual a marca é líder na América Latina. O diretor superintendente da Castelo Alimentos, Marcelo Cereser, calcula que essa unidade terá uma capacidade instalada de 10 milhões a 15 milhões de litros de vinagre por ano. Esse espaço contará ainda com um galpão de armazenamento para auxiliar na distribuição de outros produtos do portfólio da empresa para todo o Brasil.
Ele informou também que até 26 empregos deverão ser gerados durante essa primeira fase do projeto, com chances de dobrar esse número conforme o desenvolvimento das instalações.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Um dos motivos pelo qual a Castelo optou pelo Centro Industrial de Contagem foi o potencial econômico e logístico do local. A empresa espera que essa sua chegada à região da Grande Belo Horizonte fortaleça a presença de seus produtos nos lares brasileiros, fomentando a geração de empregos e aumentando, assim, a contribuição da empresa com o desenvolvimento local, que é um dos pilares da organização.
O diretor contou que a organização chegou a estudar várias regiões do Brasil e também contratou uma empresa de consultoria para decidir o local mais adequado. Segundo ele, foi realizado um levantamento analisando a rota do produto – desde a indústria até o consumidor final – levando em consideração fatores como o custo do frete, qualidade da mão de obra e incentivos fiscais.
Minas Gerais acabou sendo o local escolhido pela sua localização geográfica estratégica, potencial de mercado consumidor e seu ambiente de negócios favorável. Cereser também destacou o papel das adminsitrações municipal e estadual nesse processo. “A gente já vem tratando com ele (governo estadual) já tem um ano, já estamos tratando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que têm nos auxiliado bastante na tomada dessa decisão”, descreve.
Cereser declarou que o mercado mineiro é muito importante para o business da Castelo. Ele também explicou que a expectativa é de que com essa nova unidade, a empresa possa melhorar e ampliar seu atendimento em Minas e nos estados circunvizinhos, como Bahia, Distrito Federal, Goiás. Outros mercados atendidos seriam os do Mato Grosso do Sul e Tocantins e parte do estado de São Paulo.
Mix de produtos
A Castelo Alimentos já está no mercado desde 1905 e é a maior empresa de vinagres da América Latina. Considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a Castelo comercializa mais de 150 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês e muito mais.
Sua matriz está localizada em Jundiaí (SP), em uma área de 40.000 m², sendo 25.000 m² de área construída. A sede possui uma capacidade instalada de aproximadamente 150 milhões de litros de vinagre.
Atualmente, os principais mercados da Castelo são basicamente os estados da região Sudeste do País, Paraná, a região sul da Bahia, além do Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A empresa também exporta seus produtos para diversos países como Uruguai, Estados Unidos, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Portugal, Holanda, Japão, Cabo Verde, Bolívia, Argentina, Angola, Paraguai, Inglaterra e Moçambique. Isso porque a indústria alimentícia desenvolveu, nos últimos anos, um projeto de conquista do mercado internacional baseado na exportação de seus produtos.
Ouça a rádio de Minas