Veja as cidades de Minas que mais contrataram em setembro

Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberlândia e Pouso Alegre foram as cinco cidades mineiras que mais criaram vagas de empregos em setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No nono mês de 2023, Minas Gerais registrou superávit de 208.504 vagas de empregos com carteira assinada. O saldo positivo, aliás, decorre de 12.631 contratações e 195.873 desligamentos realizados no mesmo período.
Belo Horizonte
Belo Horizonte se manteve no topo ranking como vinha acontecendo desde o início do ano. Em setembro, a capital mineira teve o saldo de 3.529 vagas, puxadas especialmente pelo setor de serviços, com saldo positivo de 1,3 mil postos. Comércio, construção, indústria e agropecuária também tiveram saldo positivo na capital mineira.
Contagem
A cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), veio na sequência, com saldo de 1.468 vagas entre admissões e demissões e cenário parecido com o da Capital: todos os setores responderam com saldos positivos no em setembro. No município, as contratações tiveram como destaque o setor de serviços com saldo positivo de 768 vagas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Betim
Betim, também na RMBH, veio em seguida, com 1.302 vagas de empregos, sendo o maior volume de contratações oriundas do setor da indústria, que teve um resultado de 678 postos de trabalho. A construção civil apareceu em segundo lugar, com 253 novos empregos.
Uberlândia
Em quarto lugar, figura a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com saldo positivo de 979 vagas no nono mês de 2023. No município, os destaques ficaram com os setores de comércio e construção, que tiveram resultados de 274 vagas e 270 vagas, respectivamente.
Pouso Alegre
Em quinto está a cidade de Pouso Alegre. Localizada ao Sul de Minas, com 152 mil habitantes, sendo a menor cidade entre as cinco melhores do ranking, o saldo gerado foi de 734 postos de trabalho. O volume gerado foi puxado por 460 vagas do setor de serviços.
Em Minas, 373 cidades perderam postos de trabalho em setembro
Na outra ponta, de acordo com o Caged, que monitora o cenário de contratações e demissões pelas cidades em todo o País, enquanto a maioria dos municípios mineiros registrou saldo positivo, 373 cidades perderam postos de trabalho no Estado. Dentre os municípios, a maior queda de postos de trabalho foi apurada em Ipatinga, no Vale do Aço, com saldo negativo de 694 postos.
Outras cidades como Perdizes, no Alto Paranaíba, Belo Oriente, no Vale do Rio Doce, e Urucânia, na Zona da Mata registram a perda de 269, 343 e 370 postos respectivamente.
Ouça a rádio de Minas