Economia

Circuito Liberdade já recebeu 2,8 milhões de pessoas, superando público de 2022

Complexo é um dos principais atrativos culturais de Minas Gerais, situado na região Centro-Sul de Belo Horizonte
Circuito Liberdade já recebeu 2,8 milhões de pessoas, superando público de 2022
O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelo recorde de público, com 2,3 milhões de visitantes | Crédito: Adobe Stock

O Circuito Liberdade, complexo cultural e cartão-postal de Belo Horizonte, vem conquistando cada vez mais público e se consolidando como um importante destino para os amantes da arte e da cultura. Composto por 32 equipamentos culturais, o Circuito superou as expectativas ao receber mais de 2,8 milhões de participantes de atividades presenciais e virtuais entre janeiro e julho deste ano.

O número de visitantes já ultrapassa o total registrado em todo o ano de 2022. O primeiro semestre de 2023 foi marcado pelo recorde de público, com 2,3 milhões de pessoas visitando os espaços em junho.

Gerido pela Fundação Clóvis Salgado, o Circuito Liberdade conta com a adesão de novos visitantes, como o estudante Jean Marques Barbosa de Souza, que elogia a estrutura e a organização do local. Segundo ele, a existência de um circuito cultural facilita o percurso pelos espaços e proporciona uma imersão na história de Minas Gerais.

“Achei a estrutura daqui bem bonita e organizada. As informações que estão nas guias ajudam bastante, conheci muito da história de Minas Gerais. Acabei de visitar o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e o CCBB-BH, e acho que a existência de um circuito cultural ajuda muito a conhecer os espaços e aprender mais sobre a história do local”, disse Souza.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Complexo turístico recebe investimentos

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca a gratuidade e diversidade da programação, ressaltando que o Circuito é um modelo para impulsionar a economia da criatividade. Com um crescimento surpreendente de 720% acima da média nacional, o setor cultural em Minas Gerais contribui para a geração de emprego e renda, consolidando-se como um importante motor econômico.

“Os espaços do Circuito Liberdade são atrativos tanto para moradores quanto para os turistas. Praticamente toda programação do Circuito é aberta, de graça, além de muito diversa, então é importante que as pessoas conheçam, participem e aproveitem isso”, afirma o secretário da pasta. 

Uma das mais recentes definições do governo do Estado foi a ordem de serviço para o restauro do Palácio da Liberdade, construção histórica e artística que compreende as instalações do Circuito. A ordem foi assinada nessa segunda-feira (11) pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Estão previstos um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Para saber mais informações sobre as intervenções, confira os detalhes na reportagem de Klaucios Ricardo, clicando aqui.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas