Economia

Com previsão de boas chuvas, conta de luz terá bandeira verde em junho

São Paulo – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na sexta-feira (31), que a bandeira tarifária na conta de luz para junho será verde, ou seja, sem imposição de custos adicionais aos consumidores.

Segundo nota do órgão, a previsão hidrológica além do esperado gera tendência de vazões acima da média histórica para o período, geralmente marcado como estação de seca nas bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a Aneel, as chuvas possibilitarão manutenção dos níveis dos principais reservatórios das hidrelétricas próximos à referência atual.

O anúncio vem em consonância com estimativa divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que previu boas chuvas para as hidrelétricas das regiões Sul, Sudeste e Norte no período.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por outro lado, a bandeira verde estipulada para junho surpreende alguns especialistas do mercado, que previam que o sistema poderia vir com bandeira vermelha (com cobrança adicional na conta), antes da divulgação das previsões de chuvas. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas