Economia

Comércio aposta no Dia do Cliente para alavancar vendas

Dados divulgados pela CNDL, no ano passado, o faturamento do varejo atingiu R$ 5,8 bilhões no Dia do Cliente em todo o Brasil. Expectativa é positiva
Comércio aposta no Dia do Cliente para alavancar vendas
Crédito: Alessandro Carvalho

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e tem como objetivo homenagear e frisar a importância dos clientes para as empresas, além de fortalecer as relações de fidelização. Empresas de diversos setores têm apostado na data e aderido à ações especiais nesse dia, oferecendo descontos, recompensas ou mimos para impulsionar vendas e criar oportunidades.

Diferente do Dia do Consumidor criado nos EUA para reivindicar direitos no consumo e na qualidade dos produtos e serviços, o Dia do Cliente é uma forma de fortalecer o vínculo com o consumidor, conforme informações do vice-presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso. Ele alega que as pessoas confundem as datas e que a do Cliente tem se fortalecido ano a ano.

De acordo com o relatório da All iN | Social Miner, divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, no ano passado, o faturamento do varejo atingiu R$ 5,8 bilhões no Dia do Cliente em todo o Brasil. A expectativa para este ano, de acordo com Cardoso, é que a data seja mais um momento positivo para o comércio.

Ele explica que o Dia do Cliente é uma data estratégica que aproveita o intervalo entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças para alavancar as vendas no mês de setembro. “A gente assistiu neste ano a uma evolução do comércio em todas as datas comemorativas. Todas elas, em 2023, registram desempenho melhor do que ano passado. Então, esperamos que o Dia do Cliente também seja positivo”, avaliou.

Os shoppings do Grupo Multiplan em Minas Gerais apostam na data. BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi desenvolvem até o próximo domingo (17) a ação “Semana do Cliente”. Uma seleção de ofertas em diversas categorias de produtos que podem ser adquiridos presencialmente nos malls com descontos que podem chegar a 70%.

É o caso da loja Centro Visão. Além dos 70% de desconto em uma marca de óculos específica, o gerente da loja do Pátio Savassi, Rafael Ribeiro, conta que há uma outra promoção em que se o cliente comprar dois óculos, o de menor valor sai com um desconto de 50%. “E são óculos de boa qualidade. Não adianta a gente fazer promoção com produtos de qualidade ruim. Estamos oferecendo coisas boas para nossos clientes”, disse. Ele conta que a loja sempre adere às ações e promove promoções nas comemorações e que os resultados são “os melhores possíveis”.

Na Sérgio’s Calçados, do BH Shopping, o gerente Erli Gonçalves também acredita que a data vai aumentar as vendas com relação aos anos anteriores. Na loja, há “últimos pares” por até 50% de desconto nesta semana. Na visão dele, “as promoções chamam atenção, incentiva o cliente a comprar, faz ele lembrar de um aniversário, estimula as vendas”, avalia.

Oportunidade

Para Carol Martinelli, fundadora da ‘Carol Coxinhas’, a data vai além de atrair e recompensar os clientes pela fidelidade e parceria. “É um momento de oportunidade também das empresas ouvirem o feedback dos consumidores e melhorarem seus produtos e serviços”, diz. Ela acredita que, cada vez mais, os empresários precisam ser mais atrativos, oferecendo para o cliente vantagens competitivas, de forma a atrair o cliente e fidelizá-lo. Neste ano, na próxima sexta-feira, todas as unidades da empresa oferecerão um copo tamanho P de churros grátis para o cliente que comprar um cento de salgados.

“O setor alimentício, hoje, vem disputando o comércio e o cliente não só no seu comércio local, mas também nas plataformas de marketplace e delivery. Então, fidelizar é importante”, avalia.

Para que isso se torne uma realidade, o vice-presidente da CDL/BH aconselha que os lojistas criem estratégias de marketing digital, usem a data para fazer lançamentos, sorteios e concursos e criem oportunidades para o momento. “Usar o banco de dados da empresa para criar agradecimentos personalizados também é uma boa alternativa para criar esses vínculos”, sugere.

Para ele, se o objetivo da ação é tornar ainda melhor a experiência dos consumidores, celebrar a data e fidelizar a clientela, o uso dos mecanismos digitais pode ser um grande aliado. “A gente vive a era digital. O lojista que conseguir conectar, principalmente, os dados que eles já possuem dos clientes que já compram nas lojas, entendendo quais produtos eles se interessam e criar oportunidades com esses produtos é muito interessante. Você consegue fortalecer o vínculo com a pessoa. Fazendo o cliente se sentir importante”, diz Fernando Cardoso.

Mercado digital também adere à data

Fernando Cardos alerta ainda que o consumidor está em todo lugar, na loja física e no on line. “Então, é importante que o empresário tenha e perceba o senso de oportunidade atuando em todas as frentes”, disse.

A Cuponation, por exemplo, referência em cupons de desconto e ofertas on line do Brasil, também também está atenta à data. O portal está oferecendo ofertas não só para o Dia do Cliente, como para todo o mês de setembro. São descontos exclusivos para produtos para casa, beleza, moda e artigos esportivos, dentre outras categorias que variam de 15% a 40% de desconto.

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