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Comércio mineiro segue otimista no primeiro semestre de 2020

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Pesquisa da Fecomércio-MG, apontou que 74% os empresários acreditam em um cenário positivo para as vendas, principalmente, em datas como o Dia das Mães e o Carnaval | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Os empresários do comércio de Minas Gerais estão confiantes em relação às vendas no primeiro semestre de 2020. De acordo com a pesquisa de Expectativa de Vendas, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 74% dos entrevistados apostam em um desempenho melhor para o setor em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O otimismo é influenciado, principalmente, pelo Dia das Mães (41,5%), considerada a data comemorativa mais rentável para o setor no semestre. O levantamento aponta que outras datas comemorativas como o Carnaval (24,1%), o Dia dos Namorados (16,5%) e a Páscoa (13,4%) também devem contribuir para o crescimento das vendas no primeiro semestre de 2020.

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Segundo a economista da Fecomércio-MG, Bárbara Guimarães, apostar em ações de venda como propagandas, promoções e nas datas comemorativas têm sido estratégias vantajosas para o comércio.

“Aproximadamente 47% dos entrevistados afirmaram que o volume de vendas melhorou no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018. Se compararmos ao primeiro semestre do ano anterior, cerca de 57% dos empresários notaram um aumento significativo nas vendas”, explica.

Ainda de acordo com a pesquisa, o otimismo/esperança foi o motivo citado por 68,6% dos empresários para justificar as boas perspectivas.

“Essa percepção também está amparada pela melhoria dos indicadores econômicos. Alguns segmentos, como papelarias, materiais de construção e artigos de uso pessoal e doméstico, costumam ter mais procura nos primeiros seis meses do ano, o que reforça essa expectativa de otimismo dos empresários”, ressalta a economista.




Para incrementar o setor, 34,9% dos empresários investirão em ações de mídia e propaganda, 34,7% pretendem realizar ações promocionais e de liquidação e 21,5% apostam em um atendimento diferenciado para alavancar as vendas.

Já a forma de pagamento que deve sobressair no semestre é o cartão de crédito, modalidade apontada por 50,7% dos empresários.

O levantamento apurou ainda que os principais obstáculos para o consumo deverão ser o momento econômico do país (28,6%); outros motivos como a alta da carne, do dólar, dos combustíveis, as eleições municipais (22,8%) e a concorrência desleal, apontado por 12,7% dos entrevistados.

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