Economia

Compra e venda de aços planos surpreendem e sobem cerca de 25% em janeiro

Diante de um reajuste entre 5% e 5,5% previsto em fevereiro nas usinas, setor distribuidor aproveitou para ir às compras
Atualizado em 24 de fevereiro de 2024 • 10:19
Compra e venda de aços planos surpreendem e sobem cerca de 25% em janeiro
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Em janeiro, as compras e vendas dos distribuidores de aços planos surpreenderam e cresceram cerca de 25% sobre dezembro. O desempenho acima do esperado foi resultado do reajuste previsto para fevereiro por parte das usinas, o que fez com que o setor antecipasse as compras. Além disso, as importações recuaram 52,4% em relação ao mês anterior e a demanda aumentou, principalmente, nos setores automotivos e de máquinas e equipamentos.  

Conforme o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços Planos (Inda), Carlos Loureiro, tanto o desempenho das vendas como das compras ficaram acima do esperado. A estimativa era uma alta de 20% sobre o último mês de 2023.

“O desempenho do mês foi acima do que imaginamos. A expectativa era crescer 20% nas vendas e nas compras. A movimentação é muito fruto dos preços, que foram reajustados, pelas usinas, em cerca de 5% a 5,5% em fevereiro. Assim, o setor começou janeiro reforçando as compras. Nas vendas, ocorreu o mesmo fenômeno, com os clientes comprando mais pelo aumento de preços de fevereiro”.

Conforme os dados do Inda, em janeiro, as compras dos distribuidores de aços planos alcançaram uma alta de 25,9% frente a dezembro. Na comparação com janeiro de 2023, a alta ficou em 7,8%. Dessa forma, as compras somaram 344,8 mil toneladas de aços planos. Nos últimos 12 meses, as compras ficaram 3,7% maiores. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No período, o setor distribuidor, diante de um reajuste previsto em fevereiro nas usinas, de 5% a 5,5%, aproveitou o momento para ir às compras. Fatores como a queda nas importações, de 52,4% em relação ao mês anterior, e de um mercado mais aquecido também justificam a maior demanda por parte do setor distribuidor. 

Vendas

No primeiro mês do ano, as vendas de aços planos pelos distribuidores também se destacam. Foi observada uma alta de 25,1% quando comparada a dezembro, atingindo, assim, o montante de 329,9 mil toneladas, contra 263,6 mil. Sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 311,2 mil toneladas, a alta ficou em 6%.

Com o resultado do primeiro mês do ano, nos últimos 12 meses houve um incremento de 2% nas vendas do setor distribuidor, somando, assim, 3,8 milhões de toneladas. A expectativa da entidade para fevereiro é de queda de 3% nas vendas ante janeiro.

Por dia útil, as vendas dos distribuidores chegaram a uma média de 15 mil toneladas, valor mais alto desde as 16,2 mil toneladas alcançadas em janeiro de 2021.

Estoques de aços planos também cresceram

Com o aumento de preços nas usinas e um mercado demandando mais, os empresários do setor ampliaram os estoques em janeiro. Em número absoluto, o volume de janeiro obteve alta de 1,7% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 894,2 mil toneladas contra 879,3 mil. Frente a janeiro de 2023, a alta foi de 8,3%.

O giro de estoque fechou em 2,7 meses. Conforme Loureiro, o volume está dentro do histórico do setor. 

“A alta nos estoques ocorre pelo setor não enxergar no mercado uma possibilidade de queda dos preços do aço. O cenário é de estabilidade dos valores, diferente do que estava ocorrendo nos últimos meses do ano passado, quando poderia haver uma queda dos preços. Naquele período, o setor manteve somente as compras necessárias para atender os clientes”, explicou. 

Importações de aços planos despencam 

Ao longo de janeiro, as importações encerraram com queda de 52,4% em relação ao mês anterior, com volume total de 131,8 mil toneladas, contra 276,9 mil toneladas. Frente ao mesmo mês de 2023, as importações registraram queda de 25,6%.

Conforme Loureiro, a queda ocorre pelas incertezas de mercado e pelo prêmio – diferença entre o preço do aço importado e do nacional -, estar baixo atualmente.   

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas