Economia

Compras on-line de presentes de Dia das Mães vão de relógios esportivos a tênis; veja o ranking

Com antecedência e atrás de promoções, consumidor faz buscas por presentes mais robustos para que produto chegue ao destino antes da data comemorativa
Compras on-line de presentes de Dia das Mães vão de relógios esportivos a tênis; veja o ranking
Crédito: Buscapé/Adobe Stock

A poucos dias para o Dia das Mães, os consumidores estão apostando no varejo digital, onde buscam por opções de presentes mais robustos e promoções especiais para a data. A plataforma de comércio eletrônico brasileiro Buscapé registrou um aumento de 7% nas procuras por produtos este ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A amostra de buscas, segundo o Buscapé, aponta que as procuras dos consumidores acabam ocorrendo com mais antecedência na internet, ao contrário do que acontece em grande parte do comércio físico, quando os consumidores deixam as compras para a última hora. É que na internet a compra deve, de fato, ocorrer com antecedência para que o pedido possa chegar ao seu destino final a tempo de presentear na data comemorativa.

Quais produtos são mais procurados no e-commerce?

Na plataforma, o relógio esportivo (smartwatches) foi o produto mais desejado pelos consumidores, com alta de 64% nas buscas para o Dia das Mães em comparação a outros períodos. Já os tablets tiveram o índice de 35% de buscas a mais, sendo o segundo item mais procurado. Em seguida, as buscas foram por smartphones (+27%), TVs (+27%) e tênis (+24%). Veja o ranking dos mais buscados:

  1. smartwatches;
  2. tablets;
  3. smartphones e TVs;
  4. tênis.

Mais precisamente com relação aos relógios esportivos, esse produto teve um diferencial dos produtos em geral, pois o seu preço médio registrou uma queda expressiva de 25% no site, passando de R$ 998 para R$ 752 na comparação dos períodos avaliados.

Já as caixas de som bluetooth tiveram redução de 1,8%, assim como os purificadores de água, que também tiveram redução no preço, ficando cerca de 1,7% mais baratos.

Apesar dessas reduções, outros itens do varejo acabaram ficando mais caros, como é o caso dos tênis, que tiveram aumento de 15,5% no custo médio, dos suplementos alimentares, que registraram alta de 13,9%, assim como dos aspiradores de pó e água, com alta de 8,3%.

Dia das Mães aquece comércio físico em Minas Gerais

Conforme já divulgado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, cerca de 74% dos mineiros estão dispostos a gastar mais do que no passado com o tradicional presente de Dias das Mães. Segundo um levantamento apurado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a expectativa é de que o gasto médio seja de aproximadamente R$ 270 por consumidor, cerca de 35% a mais que no mesmo período em 2023. No ano passado, a intenção de compra para a data tinha como média a marca de R$ 200 em presentes.

Loja C&A do shopping Del Rey, na região Noroeste de Belo Horizonte, estampa promoções pela entrada e corredores da operação | Crédito: Dione AS/Diário do Comércio

“Neste Dia das Mães, percebemos um aumento na expectativa de gastos, pois os consumidores estão mais dedicados em adquirir produtos com maior valor agregado. Além disso, os mineiros vão buscar estabelecimentos que ofereçam um leque maior de oportunidades em vendas, o que também pode impactar neste valor final”, observa o economista da FCDL-MG, Vinicius Carlos Silva.

Leia também: Tíquete médio para o Dia das Mães aumenta e promete aquecer o comércio de BH

Veja os itens mais procurados no varejo físico em todo o Estado:

  • o vestuário ocupa o topo do ranking com 34% de intenção de compra;
  • os cosméticos e perfumaria aparecem como as segundas opções mais desejadas com 15,5%;
  • os calçados aparecem em terceiro com 11,3%;
  • eletrônicos em quarto lugar com 8,2% das intenções;
  • já os eletrodomésticos surge com 7,2%.

Ainda de acordo com a entidade, 66% dos mineiros devem ir às compras antes do fim de semana para encontrar mais opções de produtos e promoções. Já para atender este que é o segundo maior movimento varejista do comércio nacional, o economista da Federação faz uma alerta.

“O valor emocional da data por si só leva os consumidores a comprarem produtos mais direcionados para a pessoa. Ou seja, você não compra um presente para a sua casa e, sim, para homenagear. Desta forma, é necessário um atendimento personalizado para o cliente”, aconselha.

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