Confiança do comércio de BH tem queda em outubro, mas mantém otimismo

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte atingiu 112,2 pontos em outubro, resultado um pouco abaixo que o verificado no mês anterior (111,7 pontos). Na comparação com outubro de 2022, o resultado do décimo mês de 2023 representa uma queda ainda maior, já que no mesmo período do ano passado o índice foi de 132,0 pontos.
Apesar das reduções, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) avalia que há um certo otimismo, mantido por conta das vendas de fim de ano. “Esse otimismo, aliás, é impulsionado pela expectativa de um desempenho positivo durante as próximas datas comemorativas, incluindo a Black Friday e o Natal, sendo este último o evento mais destacado”, explica a economista-chefe da Fecomércio MG, Stefan D’Amato.
Segundo o especialista, em outubro, a ligeira queda “pode ser considerada como a manutenção do índice em um patamar de satisfação”. No entanto, ela pontua que “os empresários do setor de bens duráveis apresentaram-se mais confiantes, tendo em vista que o índice de confiança, acima dos 100 pontos de referência, reflete um otimismo”.
Otimismo na melhoria da economia
Para a elaboração da pesquisa, vários comerciantes de Belo Horizonte foram ouvidos, a fim de apurar o termômetro no que diz respeito aos fatores econômicos. Um desses fatores tem relação com as condições atuais das empresas mineiras.
Na pesquisa, a maioria dos empresários (55,3%) afirma ter notado melhorias no cenário econômico. Essa evolução, no entanto, foi percebida de forma mais intensa pelos empresários com mais de 50 funcionários, totalizando 70,0%. Enquanto isso, 55,0% dos empresários com menos de 50 empregados também confirmaram melhora nas condições do estabelecimento.
No caso da economia em geral, a percepção da maioria dos empresários do comércio de Belo Horizonte é de piora, ou seja, 61,2% dos entrevistados, especialmente entre aqueles com estabelecimentos com mais de 50 funcionários (69,4%).
Embora os mesmos empresários tenham reduzido suas expectativas em relação ao futuro da economia do País, em comparação com setembro, 70,3% ainda mantiveram uma visão positiva para o cenário econômico futuro em outubro. No entanto, a confiança na melhora do setor do comércio em outubro diminuiu em comparação com setembro. Neste mês, 77,7% dos empresários acreditam em uma evolução positiva do setor, enquanto, em setembro, esse número era de 80,2% para os empresários do comércio da capital mineira, informou a pesquisa.
Ouça a rádio de Minas