Confiança do consumidor no Brasil melhora em março pela primeira vez no ano

São Paulo – A confiança do consumidor brasileiro aumentou em março pela primeira vez neste ano, conforme mostram os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira (22).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 1,6 ponto no mês, chegando a 91,3 pontos, após duas quedas seguidas.
“A alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis que recuou fortemente no mês. Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos”, ressaltou, em nota, a economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia.
O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, para 99,1 pontos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, completou Gouveia.
Ouça a rádio de Minas