Confins está entre os melhores aeroportos do País
Seguindo uma evolução contínua nos últimos quatro anos, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, registrou bom desempenho na Pesquisa Trimestral de Satisfação de Passageiros, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e divulgada ontem. O levantamento, que é referente ao segundo trimestre de 2018, avaliou 20 aeroportos no Brasil em 38 quesitos. A nota geral do aeroporto em Confins foi 4,61 em uma escala de 0 a 5, o que significa uma evolução de quase 40% desde 2014. O terminal ficou em terceiro lugar entre os aeroportos do País. O aeroporto com melhor desempenho na pesquisa é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, que obteve nota 4,69. Em seguida vêm o Aeroporto de Campinas com 4,67 e o Aeroporto Internacional de BH com 4,61. A média geral da satisfação dos passageiros entre os aeroportos pesquisados foi de 4,35. O diretor-presidente da BH Airport, Adriano Pinho, comemora a posição de destaque do terminal e afirma que o resultado é fruto de um constante investimento em ações para entender a necessidade do passageiro. “Utilizamos pesquisas próprias, pesquisas de terceiros, o índice de qualidade da Anac e nossa ouvidoria para identificar pontos de melhorias e mapear as necessidades e demandas dos passageiros”, afirma. Segundo ele, só este ano, já foram investidos R$ 70 milhões em obras diversas para melhorar a infraestrutura para o passageiro. Desde que a concessionária BH Airport assumiu a gestão do aeroporto já foram investidos cerca de R$1 bilhão em obras e melhorias. Lojas – A qualidade e a diversidade de estabelecimentos comerciais também é um dos motivos que vem aumentando a satisfação dos passageiros em Confins, na opinião de Pinho. Segundo ele, a concessionária tem investido forte no desenvolvimento de parcerias com o intuito de trazer maior variedade de estabelecimentos para o terminal. “Estamos renovando nossas livrarias, incluímos um estabelecimento de lanche rápido na área de embarque e vamos inaugurar uma área com lojas de varejo no novo terminal”, detalha. De acordo com o diretor-presidente, em 2018, o aeroporto receberá 26 novas operações, passando de 106 pontos comerciais para 132. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se destacou em boa parte dos quesitos analisados pela pesquisa e ocupou o primeiro lugar em seis deles. Entre os indicadores nos quais o terminal teve maior nota estão: confiabilidade da inspeção de segurança (4,64); qualidade da sinalização do aeroporto (4,51) e disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (4,50). Pinho também chama a atenção para o indicador “qualidade da internet e wi-fi”, no qual o aeroporto de Confins se destacou por ser o único com nota acima de 4. “Wi-fi é uma necessidade básica de qualquer passageiro, então nos preocupamos com isso. Estudamos os pontos com maior concentração de pessoas para disponibilizar o sinal e também buscamos saber os sites mais visitados pelo celular e desbloqueamos o firewall”, afirma. Melhorias – Por outro lado, a pesquisa mostra que há pontos a serem melhorados. O aeroporto aparece com notas abaixo de 4 em sete quesitos, entre eles disponibilidade de tomadas (3,82); disponibilidade de vagas no estacionamento (3,85) e custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes (2,91). A pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes ouviu 20.525 passageiros entre os meses de maio e junho de 2018. A partir deste ano, o Ministério dos Transportes incluiu cinco aeroportos aos 15 que já eram pesquisados desde 2013.
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