Confira estratégias para aumentar as vendas on-line no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é um dos melhores períodos para potencializar as vendas. Além do comércio, a data também movimenta restaurantes, hospedagens e destinos turísticos românticos em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no comércio on-line aumentaram em 20% suas receitas neste período em 2023 em relação ao ano anterior, passando de R$ 161,5 milhões para R$ 194 milhões.
Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce que analisa também que o aumento das vendas na época é sinônimo de interesse do consumidor que busca agradar a pessoa amada no dia 12 de junho.
De acordo com um levantamento recente divulgado pela Ebit – Nielsen, referência em informações sobre o e-commerce brasileiro, a data comemorativa possui uma projeção de lucro de R$ 2,5 bilhões, sendo uma das mais rentáveis para o setor. O período é marcado por ofertas exclusivas em lojas de todo o País, com oportunidades como frete grátis, brindes e condições especiais de pagamento.
Além disso, segundo o especialista em e-commerce da Nuvemshop, Guilherme Arantes, o foco em melhores experiências de compra aos usuários também ajuda as PMEs a se destacarem.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Os lojistas complementam os conteúdos mais conhecidos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o unboxing em casa”, explica.
Como se planejar para impulsionar as vendas
Para potencializar as vendas no Dia dos Namorados, há táticas que podem ser implementadas, segundo a gerente da Adtail, agência full service em soluções de marketing, Rita Cândido. Ela pontua que, independentemente do tempo para se preparar, com um planejamento adequado e uma execução eficaz, é possível aproveitar a data para fortalecer a presença no mercado e fidelizar clientes.
“Para maximizar essa oportunidade, é essencial planejar e executar estratégias de marketing que atraiam e engajem os consumidores. Isso inclui desde preparar ofertas irresistíveis até criar campanhas personalizadas. Existem várias formas de se destacar no mercado”, explica.

É possível estabelecer um planejamento para o seu e-commerce em vários períodos de antecedência à data. O objetivo é implementar estratégias para aproveitar ao máximo o Dia dos Namorados, aumentando as vendas e faturamento, e fortalecer o relacionamento com os clientes. Veja, a seguir.
Preparação com até um mês de antecedência
Se você tem pelo menos três semanas para se preparar, é possível implementar uma campanha robusta.
- Planejamento de campanhas: elabore um calendário de marketing detalhado, definindo todas as ações promocionais para o mês.
- Estoque e logística: garanta que o estoque esteja bem abastecido e que a logística esteja pronta para lidar com um aumento nas vendas.
- Marketing de conteúdo: crie conteúdo relevante e inspirador como posts em blog, vídeos e e-mails sobre o Dia dos Namorados.
- Parcerias: considere trabalhar com influenciadores ou marcas complementares para expandir seu alcance.
- Anúncios pagos: invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google para aumentar a visibilidade das suas ofertas.
Preparação com 15 dias de antecedência
Com duas semanas, ainda há tempo suficiente para implementar algumas estratégias.
- Promoções agressivas: divulgue queimas de estoque e ofertas especiais para atrair consumidores antecipados.
- Remarketing: use estratégias de remarketing para atingir clientes que visitaram seu site, mas não compraram.
- E-mail marketing: envie e-mails personalizados destacando ofertas exclusivas e lembretes sobre o Dia dos Namorados.
- Otimização de site: certifique-se de que seu site esteja otimizado para uma experiência de compra rápida e fluida.
- Ofertas combinadas: crie combos de produtos com desconto para aumentar o ticket médio das compras.
Preparação de vendas com uma semana de antecedência
Faltando apenas uma semana para o Dia dos Namorados, o foco e a agilidade serão os maiores aliados no seu negócio.
- Frete expresso: ofereça opções de frete expresso ou entrega no mesmo dia para atrair compradores de última hora.
- Descontos-relâmpago: implemente descontos-relâmpago para criar um senso de urgência e incentivar compras rápidas.
- Anúncios nas redes sociais: intensifique os anúncios nas redes sociais para alcançar um público maior rapidamente.
- Capriche na apresentação: destaque produtos populares em banners e pop-ups no seu site para facilitar a escolha dos clientes.
- Atendimento ao cliente: garanta que sua equipe de atendimento esteja pronta para responder rapidamente a quaisquer dúvidas ou problemas dos clientes.
3 dicas para se proteger contra fraudes nos canais digitais
Por se tratar de um período com grande volume de transações e de compras no e-commerce, os empreendedores digitais podem ficar suscetíveis a riscos de crimes virtuais. Assim, o fundador e CEO da Cartpanda, startup de e-commerce, Lucas Castellani, separou alguns cuidados que os lojistas devem ter.
1. Sistema antifraude eficaz
A melhor maneira de proteger o seu e-commerce é contratar um sistema antifraude. Esta é uma solução fundamental para automatizar a análise de risco de todas as compras realizadas no seu negócio. Usar uma plataforma que já possua sistemas de antifraude é ainda mais importante para reduzir prejuízos com ataques ou fraudes.
2. Métodos de pagamentos mais seguros
É essencial que os lojistas possam oferecer métodos de pagamentos com a confirmação acelerada, pois são mais seguros. Caso o consumidor não finalize a compra até o prazo estipulado, o produto volta para o estoque da loja virtual sem correr riscos.
3. Atenção no atendimento da plataforma escolhida
Escolha plataformas que ofereçam um atendimento ágil para receber ajuda rapidamente, principalmente em casos urgentes.
Ouça a rádio de Minas