Economia

CDL e PBH lançam plataforma de inteligência e estratégia para empreendedores; conheça o Mapa Empreende BH

O Mapa Empreende BH reúne dados que permitem visualizar a cidade do ponto de vista empresarial e comercial
CDL e PBH lançam plataforma de inteligência e estratégia para empreendedores; conheça o Mapa Empreende BH
Presidente da CDL/BH fala sobre a nova ferramenta para os empreendedores de Belo Horizonte | Crédito: Juliana Sodré/ Diário do Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançaram, na manhã desta quinta-feira (1°), o Mapa Empreende BH, com dados que permitem visualizar a cidade do ponto de vista empresarial e comercial.

Com investimentos de R$ 150 mil da CDL/BH, a ferramenta, que é gratuita, facilita a análise e a seleção de informações relevantes para cada tipo de negócio e áreas na Capital, como:

  • atividades econômicas já existentes e tempo de atividade;
  • legislação urbanística;
  • classificação nacional das atividades econômicas (Cnae);
  • atividades complementares;
  • fornecedores e concorrentes;
  • e imóveis não residenciais.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a ferramenta facilita e democratiza informações que, até então, só estavam disponíveis em consultorias caras.

“Criamos a ferramenta para facilitar a busca por informações. O empreendedor teria que dedicar tempo e entendimento que, às vezes, ele não tem. A ferramenta agrupa importantes dados em um só local e gera longevidade para as empresas já que a escolha do local se torna mais assertiva”, afirma o presidente da CDL/BH.

Belo Horizonte ganha plataforma de inteligência e informações estratégicas para empreendedores
Crédito: Juliana Sodré/ Diário do Comércio

Como funciona o Mapa Empreende BH

A COO da Place, startup responsável pelo desenvolvimento do Mapa Empreende BH, Flávia Tissot, explica que, ao cruzar os dados, “um empreendedor do ramo farmacêutico que queira abrir uma farmácia em determinado bairro conseguirá ver quantas farmácias o bairro possui, em quais ruas elas estão localizadas, quais são as opções de imóveis disponíveis na região, quais as regras do plano diretor para seguir e ainda se o bairro permite este tipo de atividade”, exemplifica.

Ela também explica que a ideia é que o empreendedor entenda a cidade de forma macro. “O empreendedor vai pintando o mapa de acordo com as necessidades dele e entendendo onde é o melhor lugar, por exemplo, para o negócio dele”, diz.

Longevidade para novos empreendedores e expansão para os experientes

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, afirma que o Mapa Empreende BH confere longevidade para os novos empreendedores e possibilita expansão para os já existente. “Você consegue visualizar territórios não convencionais, enxergando potencialidades também”, afirmou.

A expectativa é que a ferramenta atenda os 289 mil empreendedores de Belo Horizonte e contribua para atrair novos investimentos para a cidade. A plataforma já está disponível no site da CDL/BH e no Portal do Empreendedor, da PBH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas