Consórcio que ofertou R$ 158,5 mi é escolhido para construir ponte sobre o rio São Francisco

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) divulgou o resultado da menor proposta financeira para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município São Francisco, localizado no Norte do Estado.
A obra, paralisada anteriormente, será retomada pelo consórcio PRSF, composto pelas empresas S A Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda., e Benito Roggio e Hijos Sociedad Anonima.
O consórcio apresentou a proposta de R$ 158,5 milhões, valor equivalente a 91,17% do orçamento inicial de R$ 173,8 milhões. Em regime de empreitada por preço unitário, a sessão do certame foi realizada on-line, com a participação de seis concorrentes.
Após a análise da documentação do consórcio PRSF, as empresas foram consideradas habilitadas pelo DER-MG. Agora, o processo aguarda o período de recursos para que o consórcio seja oficializado e a ordem de serviço seja emitida.
Saiba mais sobre a nova ponte
A nova ponte, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, eliminará a necessidade de travessia por balsas e barcos, um alívio esperado pela população que, atualmente, enfrenta dificuldades no transporte entre São Francisco e o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.
A obra faz parte do Provias, o maior pacote rodoviário de Minas na última década, com recursos já garantidos.

Além da estrutura principal, o edital de concorrência inclui melhorias e pavimentação de um acesso de 3,06 quilômetros que liga São Francisco a Pintópolis.
Histórico de paralisação nas obras
As obras foram interrompidas após o governo de Minas rescindir o contrato com a construtora anterior, devido à incapacidade da empresa de seguir com o cronograma previsto. A decisão foi formalizada após reuniões com representantes da empresa e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Na ocasião, o DER-MG estabeleceu prazo para que a construtora tomasse medidas para armazenar materiais e finalizar elementos de concreto parcialmente executados, visando reduzir perdas com a paralisação.

Na mesma região, seguem as obras de pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, que conectam Pintópolis a Urucuia. O trecho de 73 quilômetros está dividido em dois lotes, e a previsão é de que 30 quilômetros estejam concluídos até o final de 2024.
A pavimentação facilitará o transporte de grãos e beneficiará diretamente cerca de 100 mil pessoas, promovendo integração entre as regiões Norte, Noroeste e os vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do sul da Bahia.
(Com informações da Agência Minas)
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