Construção da fábrica de aviões da Desaer deve começar em maio

CEO da empresa afirma que transição de governo afetou negociação com investidores, mas obra deve começar no próximo mês

25 de abril de 2023 às 0h26

img
Aeroporto de Araxá | Crédito: Divulgação/Prefeitura de Araxá

Com previsão para durar cerca de um ano e meio, as obras para a construção da primeira fábrica de aviões da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico devem ter início no próximo mês. A informação é do CEO e um dos sócios-fundadores da empresa, Evandro Fileno. 

O empreendimento será erguido em uma área anexa ao Aeroporto Romeu Zema, no município de Araxá, na região do Alto Paranaíba. O terreno de 277,8 mil m² foi concedido pela prefeitura local à companhia em abril do ano passado. Na época, a estimativa era de que as intervenções fossem iniciadas ainda no segundo semestre de 2022. 

A construção da unidade demandará investimentos de pelo menos US$ 100 milhões. Os aportes serão realizados por investidores estrangeiros. Segundo o Executivo, a transição de governo implicou uma interrupção momentânea no diálogo para o financiamento. Mas de acordo com ele, as conversas foram retomadas no último mês. 

Fileno ressalta que em março, inclusive, a Desaer transferiu seu escritório para Araxá e “agora tudo indica que o dinheiro vai conseguir entrar no Brasil no próximo mês para a construção da fábrica”. Conforme o CEO, nesta semana, ele realizará uma viagem à negócios e “conseguindo trazer o recurso, a construtora já está pronta para começar (as obras)”.  

Geração de empregos e a escolha por Araxá

A fábrica de aviões também resultará em benefícios para a região. Estima-se, por exemplo, que a receita municipal, atualmente girando em torno de R$ 500 milhões anuais, tenha um incremento de 20% com a nova empresa. Além da contribuição com impostos pagos ao município, serão gerados milhares de postos de trabalho. 

ATL-100 deve ser o primeiro avião a ser fabricado em Minas | Crédito: Divulgação/Desaer

De acordo com o sócio-fundador, as construtoras estimam a criação de cerca de 1.500 empregos no canteiro de obras. Após o término das intervenções e o início das operações, que está previsto para 2025, a fábrica de aviões deve gerar de 1.200 a 1.300 vagas, entre diretas e indiretas em um turno de serviço, podendo dobrar, a depender da demanda. 

Segundo Fileno, visando capacitar a mão de obra local e contratar quando a planta estiver pronta, a Desaer está tentando levar cursos para a cidade e implantá-los dentro do programa Trilhas do Futuro, do governo de Minas Gerais, fundamental para a vinda da empresa para o Estado. A companhia foi disputada por sete unidades da Federação. 

“Tivemos opções de vários municípios e vários estados, mas o Estado que conversou mais profissionalmente e com mais seriedade com a gente foi Minas Gerais. Minas ofereceu várias cidades e a gente foi analisando. Araxá, escolhemos por causa do espaço aéreo, pela  infraestrutura acadêmica e devido à prefeitura querer desenvolver a cidade”, explica.

O projeto

Esta será a primeira unidade operacional da Desaer. Fundada em 2017 por pessoas com vasta experiência no setor de desenvolvimento aeronáutico, por exemplo, ex-funcionários da Embraer,  que é o caso de Evandro Fileno, a empresa produz aviões regionais com capacidade para até 50 passageiros. Inicialmente, em Araxá serão produzidas quatro aeronaves por mês.

O primeiro avião a ser fabricado pela companhia será o ATL-100, um bimotor turboélice para 19 passageiros ou 2.500 kg de carga. O protótipo, que opera em pistas curtas não pavimentadas e de fácil manutenção, já tem, inclusive, contratos de compras assinados. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail