Economia

BH tem alta intenção de compras no Natal, mas consumidores devem gastar menos, aponta Ipead

Apesar de 71% dos belo-horizontinos planejarem comprar presentes, ticket médio cairá 20% e número de compradores é menor que em 2024
BH tem alta intenção de compras no Natal, mas consumidores devem gastar menos, aponta Ipead
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Apesar de mais de 71% dos consumidores de Belo Horizonte afirmarem que pretendem comprar presentes neste Natal, os gastos serão menores que os do ano passado. As informações são da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgada nesta quinta-feira (27).

Segundo o gerente de Pesquisa do Ipead, Eduardo Antunes, o motivo para os consumidores gastarem menos são os altos preços dos produtos, que reduzem o poder de compra da população. “As pessoas estão sentindo no bolso o preço alto dos produtos. Temos uma inflação que não avança, mas que também não reduz o preço das coisas”, afirma.

De acordo com a pesquisa, o número de consumidores propensos a gastar neste ano é 3 pontos percentuais menor que no Natal de 2024. Enquanto, em 2025, 71% afirmaram que presentearão, no ano passado 74,4% disseram que iriam às compras.

No entanto, o valor médio dos presentes a serem adquiridos será 20% menor e deve girar em torno de R$ 137,50. No ano passado, a intenção de gasto gerava um ticket médio de R$ 162,20.

“Em 2024, a expectativa de gastos das pessoas estava muito alta. O ticket médio, em relação a 2023, por exemplo, foi 39% maior. Agora, devemos assistir a uma contenção de gastos”, diz Antunes.

De acordo com a pesquisa, mais de 51% dos entrevistados pretendem comprar presentes que custam entre R$ 51 e R$ 150 — faixa de preço mais citada, com 27,56% das intenções.

“Houve queda nas parcelas da população que pretendem comprar presentes nas faixas de preço acima de R$ 150. Em 2024, a maioria (28%) pretendia gastar acima de R$ 250. Este ano, as pessoas estão gastando menos”, comenta.

Ainda de acordo com a pesquisa, 22% das pessoas afirmaram que pretendem comprar presentes mais caros do que no ano passado. Segundo Eduardo Antunes, em 2024 esse índice representava 34%. “O Natal deste ano é mais contido; porém, o índice de intenção de compras continua alto. É o segundo da série histórica e ainda revela um cenário positivo”, afirma.

Nesse cenário, o gerente da pesquisa conclui que o comércio de Belo Horizonte deve ter um Natal menos expressivo do que o do ano passado, principalmente devido à diminuição do ticket médio e à queda no número de pessoas que pretendem presentear este ano. Ainda assim, o período deve ser movimentado, gerando um bom volume de vendas.

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