Maioria dos consumidores mineiros pretende comprar na Black Friday

A maioria dos consumidores de Minas Gerais (81%) pretende aproveitar as ofertas da Black Friday deste ano. De acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo Black Friday 2024″, realizada pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago, 48% dos mineiros já estão organizados financeiramente para realizar as compras no período.
Dentre os 3,5 mil entrevistados 41% disseram que esperam descontos superiores a 60%. Quanto ao tíquete médio, o estudo aponta que 29% dos consumidores planejam gastar até R$ 2 mil, enquanto outros 25% pretendem gastar R$ 1 mil na data. Conforme a pesquisa, isso evidencia o interesse por produtos de maior valor agregado, rearmando a disposição do público em aproveitar as oportunidades.
Veja os produtos que lideram as intenções de compra dos mineiros para a Black Friday
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Móveis
- Itens de decoração
Mais da metade (57%) dos consumidores em Minas Gerais pretende realizar o pagamento via cartão de crédito. Outros 18% optaram pelo Pix como principal método a ser utilizado. Além disso, 29% dos entrevistados disseram que vão parcelar as compras em seis vezes e 26% esperam realizar o pagamento em três parcelas, o que indica um equilíbrio em pagar as compras a curto e médio prazo.
Expectativa para Black Friday cresce no Brasil
A pesquisa do Mercado Livre e do Mercado Pago entrevistou mais de 27 mil pessoas de todo Brasil. Dentre os respondentes, 85% pretendem comprar algo durante a Black Friday deste ano, o que representa um avanço de cinco pontos percentuais (p.p.) frente ao observado em 2023.
O levantamento também demonstra que 42% dos consumidores brasileiros esperam descontos acima de 60% na data. A tendência para o tíquete médio é de alta, com destaque para os gastos de R$ 1 mil a R$ 2 mil, apontado como a preferência por 27% dos entrevistados; representando um aumento de 7 p.p. frente ao mesmo período do ano passado.
Outros 25% pretendem gastar mais de R$ 2 mil, o que representa um avanço de 2 p.p. na comparação com o observado na Black Friday de 2023. Além deste, 25% disseram que gastaram entre R$ 500 e R$ 1 mil e 23% dos consumidores planejam gastar de R$ 100 a R$ 500.

Assim como em Minas Gerais, mais da metade (54%) das pessoas pretendem pagar com cartão de crédito. Outros 19% deverão utilizar o Pix, 16% a linha de crédito, 10% optaram pelo cartão de débito ou saldo em conta e apenas 1% dos respondentes apontaram como opção o boleto.
Quanto ao planejamento financeiro, a preferência tem sido por pagamentos a curto prazo. A maioria (37%) disse que irá dividir o pagamento em até seis parcelas e 32% esperam poder pagar em até três parcelas, o que representa um aumento de 4 p.p. na comparação com o ano passado. Outros 25% dos consumidores apontaram para o parcelamento em até 12 vezes e 6% optaram por mais de 12 parcelas.
Os produtos da categoria de eletrodoméstico são líderes absolutos de intenção de compra no País. Além disso, duas a cada dez pessoas afirmam que vão comprar itens de Casa & Decoração, posicionando a categoria em segundo lugar no ranking, ultrapassando os eletrônicos. Os produtos de beleza também apresentaram avanço, subindo duas posições na lista de preferência entre os consumidores.
Top 10 categorias preferidas pelos consumidores na Black Friday em todo o País
- Eletrodomésticos
- Casa & Decoração
- Eletrônicos
- Celular e acessórios de telefonia
- Moda
- Acessórios para veículos
- Supermercado
- Beleza e cuidados pessoais
- Esportes e Fitness
- Ferramentas e bricolage
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