Maioria dos consumidores mineiros planeja aumentar as compras durante a Black Friday
A maioria (67,1%) dos consumidores mineiros pretende aumentar o consumo durante o período de Black Friday. De acordo com uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), 69,5% desse grupo pretende aguardar o dia 28 de novembro, data da edição deste ano, por acreditarem que encontrarão descontos maiores.
Por outro lado, 30,5% dos entrevistados preferem aproveitar as promoções antecipadas. O economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, destaca que esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. “Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, diz.
Consumidores buscam itens básicos e parcelamento
A Black Friday deste ano será marcada por um consumidor com perfil mais conectado, estratégico e confiante na tecnologia. O consumidor mineiro também tem apresentado um comportamento multicanal, com 48,8% optando exclusivamente pelas compras on-line e 40,2% planejando utilizar ambos os canais de compra. Outros 11% afirmam preferir apenas as lojas físicas.
“Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra”, avalia.
Entre os setores que figuram no ranking das preferências desses consumidores, o grupo dos supermercados e hipermercados lidera a lista com 16,4% do público. Em seguida aparecem eletrônicos (14,9%), vestuário (13,4%) e farmácia (13,4%). Para Silva, o fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana das pessoas.
Quanto ao pagamento, o estudo demonstra que o cartão de crédito parcelado é o meio preferido por mais da metade (53,7%) dos entrevistados. Isso reforça a importância do crédito como facilitador do consumo. O cartão de crédito à vista foi citado por 17,1% dos respondentes e o Pix por 13,4%. Outros destaques foram o cartão de débito e o dinheiro físico, com 8,5% e 7,3%, respectivamente.
“Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma.
Inteligência Artificial deve ajudar consumidores mineiros

A pesquisa da FCDL-MG também demonstra que 80,5% dos consumidores mineiros acreditam que as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) podem ajudá-los a encontrar as melhores ofertas nesta Black Friday. Para o economista da entidade, essa confiança revela uma mudança de paradigma. O consumidor em Minas está mais aberto a ferramentas tecnológicas, valorizando a personalização e a eficiência na busca por descontos reais.
“Isso revela uma abertura crescente para as soluções digitais. Por outro lado, 19,5% ainda enxergam que há necessidade de maior educação e transparência sobre o uso dessas tecnologias”, observa.
Considerando a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento também procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras para a data. A maioria (43,9%) dos entrevistados pretende aproveitar esse período de compras para já adquirir os presentes de Natal, enquanto 28,1% planejam comprar na primeira semana de dezembro. Outros 28% dos respondentes afirmam que deixarão para a última hora.
“A antecipação das compras natalinas durante a Black Friday reforça o papel estratégico da data para o varejo, que pode aproveitar esse comportamento e ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, finaliza o economista.
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