Quase 90% dos consumidores têm intenção de trocar de carro até 2025, mostra pesquisa

Adquirir um carro novo ou trocar de veículo até 2025 é a vontade dos consumidores que usam a plataforma Webmotors. É o que aponta última pesquisa do marketplace, na qual 89% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de comprar ou trocar de carro até o próximo ano.
De um universo de 3 mil pesquisados, 63% pretende realizar a compra ou a troca do veículo ainda neste segundo semestre de 2024. Ao todo, 84% das pessoas que responderam à pesquisa já possui um automóvel.
As principais motivações para trocar de carro são:
- Costume de trocar o veículo (42%),
- envelhecimento do carro atual (29%),
- necessidade de um automóvel mais econômico (15%) e
- ter um modelo mais potente (15%).
A CMO da Webmotors, Natália Spigai, destaca que, a partir desse levantamento, é possível observar que a vontade das pessoas trocarem de veículo se mantém elevada.
“No segundo semestre deste ano e até mesmo para 2025, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro permanece e tende a continuar como um sonho de consumo para os brasileiros”, explica a executiva.
Em relação ao perfil do carro atual:
- 29% dos que possuem um veículo, têm um SUV,
- 24% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019,
- 24% proprietários de modelos entre 2020 e 2023,
- e 22% de automóveis produzidos de 2012 a 2015.
Dos entrevistados pela Webmotors, 18% têm propensão de comprar um veículo zero quilômetro, enquanto 64% pretende optar um carro usado e 18% ainda sem mantém em dúvida.
Com relação à forma de pagamento, 49% deles pretendem realizar o financiamento parcial. Entre aqueles que possuem carro, 72% utilizariam o veículo atual como entrada.
Sobre a próxima aquisição, os usuários da Webmotors que possuem carro e querem trocá-lo escolheriam os seguintes tipos:
- SUV (42%),
- sedã (25%),
- hatch (18%),
- picape (10%)
- e perua (2%).
Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (66%) dos participantes da pesquisa da Webmotors optaria pelo carro com motor flex.
Veículos híbridos e elétricos em alta entre os clientes da Webmotors
O estudo também revela o aumento na preferência dos consumidores do marketplace por veículos híbridos e elétricos, quando comparado com 2023. Com relação à preferência por eletrificados na comparação com 2023, o desejo por carros híbridos saltou de 6%, no segundo semestre do ano passado, para 11% no mesmo período de 2024; já os elétricos avançaram de 1,6%, em 2023, para 8% neste ano.
Entre os principais fatores para optar por veículos híbridos e elétricos estão:
- Economia de combustível (75%),
- gosto por novas tecnologias (34%) e
- preocupação com o meio ambiente (29%).
O estudo da Webmotors destaca ainda que 62% das pessoas que responderam estariam dispostas a pagar um valor mais elevado por um carro híbrido ou elétrico.
No levantamento também foi constatado que:
- 26% dos entrevistados adquiriram o veículo há um ano,
- 17% efetuaram a compra faz dois anos.
Ouça a rádio de Minas