Contagem busca aprovação para obras na Fernão Dias

A concessão do trecho da BR-381 ligando Belo Horizonte a São Paulo, mais conhecido como Fernão Dias (BR-381), que está sob a gestão da iniciativa privada desde 2008, pode ganhar novos termos aditivos. É que algumas obras de mobilidade na altura da cidade de Contagem, na Região Metropolitana (RMBH), incluindo a construção de passagens de níveis – ou trincheiras -, não estão previstas no contrato original, firmado com a concessionária Arteris Fernão Dias, válido até 2033.
No último dia 23 de junho, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, uma equipe técnica da autarquia e representantes do presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco e da concessionária, se reuniram para tratar sobre o assunto.
Na ocasião, a prefeita cobrou celeridade nas intervenções e o diretor de Operações da Arteris Fernão Dias, Alisson de Almeida Freire, disse, que para que as obras sejam executadas exatamente nos quilômetros pretendidos (KM 479 mais 200 metros e KM 480 mais 800 metros), novos acordos seriam necessários. Ele também chegou a falar em repactuação, que envolve a modernização do contrato como um todo, já que “obras como essas não estão previstas no atual modelo”.
Porém, procurada, a ANTT explicou que nenhuma solicitação de repactuação chegou à Agência, mas sim, a solicitação de construção de obras-de-arte, especificamente, de dois viadutos.
“A Arteris Fernão Dias apresentou à ANTT o projeto de viabilidade da construção de dois viadutos no trecho da Fernão Dias, em Contagem (MG). A concessionária protocolou a proposta e a área técnica da Agência está avaliando a aderência técnica dos projetos”, disse em nota.
Questionado sobre prazos, o órgão informou que, somente quando concluída esta etapa poderá definir os próximos passos.
De toda forma, durante a reunião, o diretor da ANTT garantiu que a autarquia vai trabalhar de forma prioritária para destravar a realização das obras e que já existe um projeto executivo das intervenções para ser aprovado.
Já a assessoria de imprensa Arteris explicou que, de fato, a obra não está prevista no contrato e a forma de inclusão precisaria ser avaliada pela ANTT.
Contagem institui grupo de trabalho
Dessa forma, ainda na reunião do último dia 23, foi criado um grupo de trabalho com técnicos da Prefeitura, da Agência e da concessionária. O objetivo é, justamente, dar celeridade ao assunto.
Mais especificamente, as obras pretendidas para os quilômetros envolvem duas passagens inferiores na rodovia, visando ligar o bairro Riacho das Pedras com a avenida Firmo de Matos e, no outro ponto, a região da Toshiba com o córrego Lemp.
Marília Campos enfatizou o desejo de que as obras sejam feitas ainda nesta gestão. “Temos pressa e é importante que essa repactuação dos contratos seja ágil para viabilizar essa grande intervenção na cidade que vai beneficiar, além de Contagem, toda a região metropolitana”, afirmou.
A prefeita ainda falou que o objetivo é anunciar novidades, incluindo o início das “obras tão sonhadas” até o fim do ano. E garantiu que a Secretaria de Obras está disponível para junto a concessionária compatibilizar as agendas e no que for de responsabilidade do município dar o pontapé para a execução.
Contagem espera obras há mais de 10 anos
As intervenções são aguardadas pelas comunidades residenciais e empresariais dos arredores há mais de 10 anos. Neste sentido, apenas nesta gestão, a prefeita esteve em Brasília por duas vezes conversando com líderes no Congresso, como o atual presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, entre outros parlamentares e também no Ministério da Infraestrutura e na ANTT, para que essas intervenções saiam do papel.
“A BR-381 é uma via importante do País e corta o nosso município, sendo assim, temos discutido a necessidade de intervenções que promovam a integração da nossa cidade através dessas grandes obras, que é o nosso grande sonho”, reforçou a prefeita.
Chamadas tecnicamente de passagens inferiores ou dispositivos de desníveis, as estruturas em questão também são conhecidas como mergulhões ou trincheiras.
Obras vão melhorar o tráfego na região
Durante o encontro, a prefeita ainda destacou que a futura passagem inferior que vai ligar a avenida Firmo de Matos e o bairro Riacho das Pedras, na altura da Sociedade Hípica de Minas Gerais, é fundamental não apenas pela alta densidade demográfica local, mas porque vai desafogar o tráfego pesado da região que concentra mais de 90 empresas. Ela ainda lembrou que as obras propostas mudarão os cenários atuais de retenção na rodovia quando acidentes ocorrem na via.
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