Cotação do minério de ferro sobe 19,4% em apenas uma semana

5 de março de 2022 às 0h29

img
A retomada na produção de aço da China impulsiona a valorização do minério | Crédito: Divulgação

O preço do minério de ferro subiu 19,4% somente nesta semana. A alta registrada na bolsa de commodities de Dalian, na China, onde os valores do insumo são negociados, é a maior desde 21 de fevereiro de 2020. Entre os fatores que impulsionam os preços, que atingiram US$ 128,65 na sexta-feira (4), estão os conflitos instalados no Leste europeu com a invasão russa à Ucrânia. 

De acordo com o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila, esse movimento ocorre porque a oferta do minério de ferro pode se tornar mais escassa devido às incertezas com a produção da Ucrânia, que, hoje, é responsável por suprir a demanda mundial com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano. 

No entanto, o aquecimento do mercado imobiliário interno da China também explica a alta nos preços. “A China está retomando produção do aço e demanda pelo minério de ferro após o governo solicitar uma redução devido à poluição nas Olimpíadas de Inverno, e o conflito Rússia-Ucrânia, além de deixar a oferta do insumo mais apertada, ainda abriga sanções agressivas das empresas contra a Rússia”, explica o especialista. 

Em relação à nova guinada da construção civil na China,  o presidente do Conselho de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Rowan Pedro de Araújo, lembra que as medidas adotadas após a crise que atingiu o mercado daquele País e uma das principais empresas de construção chinesa, a Evergrande, foram suficientes para uma retomada rápida. 

“A construção civil é um grande termômetro para o mundo e para o mercado de minério de ferro, principalmente pelo aquecimento da produção de aço usado nas construções. A China é uma locomotiva no mundo, e se você tem uma economia forte lá, ela puxa todo o tipo de mercado. O governo chinês agiu rápido e socorreu a Evergrande e injetou bilhões para acalmar o mercado, porque a China entendeu que as consequências seriam maiores se não agisse”, afirmou Araújo. 

Agenda verde

Contudo, o especialista avalia que, além dos conflitos no Leste europeu e o novo momento otimista da construção civil na China, a agenda da descarbonização está impulsionando o mercado dos carros elétricos. A demanda aumentada de carros que não utilizam combustíveis fósseis para a mobilidade movimenta as siderúrgicas e empresas automobilísticas. 

Em conjunto a uma recuperação da economia em um cenário de crise sanitária mais controlada, a produção de aço aumenta para suprir esses mercados e também aquele da linha branca, que consiste na fabricação de equipamentos como geladeiras e fogões. Araújo ressalta, nesse sentido, que 99% do minério de ferro hoje é destinado à produção de aço. 

Futuro dos preços 

Segundo o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila, a tendência é de que os preços atinjam, ainda neste ano, o valor de US$ 135 até o segundo trimestre. “Nós não sabemos por quanto tempo as exportações de minério de ferro da Ucrânia serão cortadas. Provavelmente, dependerá de quanto tempo o conflito continua e isso deve manter a valorização do minério de ferro”, afirma Chinchila. 

Ainda segundo o especialista da Terra Investimentos, as empresas brasileiras continuarão aumentando a produção para atender à oferta internacional, sendo que, em Minas Gerais, o preço mais alto de venda do minério pode incrementar a arrecadação do Estado devido ao pagamento de tributos. Caso o preço se mantenha alto, o presidente da Comissão de Mineração e Siderurgia da ACMinas, Rowan Pedro de Araújo, acrescenta que o cenário pode ser fundamental para Minas Gerais, já que, desde o rompimento das barragens, o Estado deixou de exportar milhões de toneladas de minério de ferro. 


O desafio da Segurança Energética
O desafio da Segurança Energética

O que é Segurança Energética?

São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.

Quais os próximos eventos sobre Segurança Energética?

“O desafio da Segurança Energética” é um evento on-line gratuito que ocorrerá no dia 16 de março de 2022, a partir das 10h, com transmissão via plataforma Youtube. Na ocasião, profissionais qualificados e renomados do setor discutirão sobre os caminhos a serem percorridos para garantir o fornecimento de energia elétrica seguro.

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a instituição realizadora do evento, que tem correalização do jornal Diário do Comércio — veículo de imprensa de Minas Gerais quase centenário e especializado em economia, gestão e negócios.

Evento sobre energia elétrica
Arte: Diário do Comércio

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail