Economia

Coteminas lança ecossistema para a indústria do sono

Coteminas lança ecossistema para a indústria do sono
Crédito: Divulgação

A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) – líder nacional no segmento de cama, mesa e banho – está investindo em tecnologias e soluções para a qualidade do sono, em vistas de conscientizar, monitorar e auxiliar no tratamento de distúrbios. Batizado de Persono, a nova unidade da empresa atuará em três frentes: conscientização sobre a importância do sono; coleta de dados de monitoramento com diagnóstico e acesso a produtos e serviços para dormir melhor.

De acordo com o diretor da empresa, Josué Alencar, a intenção é propor um olhar científico para a saúde e para a qualidade do sono dos brasileiros, bem como oferecer soluções por meio da rede de distribuição da Coteminas, chegando, por exemplo, a 30 mil varejistas multimarcas, 240 lojas próprias e quatro e-commerces com mais do 50 milhões de visitantes únicos.

“Há 50 anos estamos presentes nos quartos dos brasileiros com produtos que entregam qualidade, sofisticação e conforto. Agora, chegou a hora de olhar também para a saúde, deixando o sono melhor e mais saudável. A privação do sono é uma pandemia silenciosa que se agravou ainda mais neste ano de 2020, com o coronavírus e que queremos atuar junto a população”, explicou.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Alencar explicou que o projeto se sustenta em três pilares: conscientização sobre a importância do sono; dados de monitoramento com diagnóstico e acesso a produtos e serviços para dormir melhor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As primeiras entregas começam com o pilar da conscientização, tendo por objetivo levar embasamento científico sobre a importância do tema e suas consequências para a saúde. Com o apoio de especialistas em medicina do sono, a marca já lançou webinars, newsletters e um blog dedicado ao tema. E ainda promoverá pesquisas, podcasts e até uma série documental, já em produção, para exibição em TV e canais de streaming.

“Toda a programação e implantação do Persono será compartilhada com o público, com a classe médica e profissionais do mercado do sono através de canais próprios, como o canal no YouTube e o blog Persono”, disse.

Na sequência, será lançada uma tecnologia que utiliza algoritmos para fazer a classificação do sono. A solução está em desenvolvimento com uma equipe multidisciplinar e em testes, prometendo monitorar o sono sem a conexão direta ao corpo da pessoa. Os dados serão enviados a um Centro de Estudos do Sono para capturar o comportamento do usuário ao longo da noite.

“A partir da análise de dados em massa, o Centro de Estudos do Sono devolve então ao usuário informações e notificações personalizadas, relevantes para sua melhor qualidade do sono”, revelou.

Por fim, para que a tecnologia chegue ao maior número de consumidores, será utilizada a rede de distribuição da Coteminas, altamente capilarizada no Brasil. Além disso, o processo de internacionalização do grupo, com subsidiárias na Argentina e Estados Unidos, faz com que se possa expandir essa capacidade de distribuição a níveis globais.

“Hoje, nosso principal foco é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Temos feito vários investimentos no desenvolvimento de produtos e soluções que serão lançados no decorrer deste ano, além de parcerias para desenvolver todo o ecossistema. Inclusive, com projetos voltados para nossos atletas olímpicos, uma vez a qualidade do sono está diretamente ligada ao rendimento esportivo e eles podem impulsionar a campanha de conscientização”, finalizou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas