Cozinha mineira: Mestras de Igarapé são homenageadas durante festival

Mestras da Culinária de Igarapé foram homenageadas, no último sábado (2), durante o 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, realizado pelo Governo do Estado.
Elas fundaram, em 2012, a Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (ASMECI), e também criaram o Festival Igarapé Sabor, que chegou à 5ª edição em 2023.
A celebração ocorreu durante o encerramento do simpósio Conversas de Cozinha. As honrarias foram entregues pela secretária de Estado Adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, que ressaltou a importância do trabalho realizado por essas mulheres que são detentoras de saberes e fomentam a cozinha mineira.
“São mãos lindas que produzem um legado incrível, e trazem essa cozinha mineira clássica para um novo conceito contemporâneo. Minas Gerais já faz essa fusão com muita criatividade e hoje estamos celebrando e agradecendo a essas mestras maravilhosas”, celebrou.
A vice-presidente da associação, Ubalda Alves de Oliveira, disse estar muito feliz pelo reconhecimento. “Receber esta homenagem hoje é muito gratificante. É aí que a gente vê o valor que tem a nossa gastronomia mineira. Este evento aqui é maravilhoso”, contou.
Já Maria Nunes da Silva, a veterana do grupo, ressalta a importância da arte da gastronomia. “Cozinhar é uma arte, e é uma arte maravilhosa. Pegar a matéria-prima e transformar em coisas saudáveis e gostosas”, declarou.
Além das Mestras de Igarapé, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Oswaldo Miranda Júnior; Bruno Bethonico, da Frente da Gastronomia Mineira; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo Souza e Silva; o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa; o secretário de Turismo de Tiradentes, Guilherme Carvalho; e o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves também foram homenageados pelo apoio à gastronomia e à nova cozinha mineira.
Ouça a rádio de Minas