Criação de postos de trabalho continua em crescimento
Washington – Em contraposição, a criação de vagas de emprego no setor privado dos Estados Unidos registrou o ritmo mais forte em dois anos em dezembro, sugerindo força sustentada no mercado de trabalho apesar da atual volatilidade no mercado financeiro.
Enquanto outros dados de ontem mostraram que o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA aumentou mais do que o esperado na semana passada, a tendência geral seguiu indicando baixa. Os dados de pedidos tendem a ser voláteis nos dias próximos dos feriados de final de ano.
Os dados do mercado de trabalho estão sendo acompanhados de perto para detectar se o aperto das condições financeiras pode estar impactando as decisões de contratação das empresas. Fortes vendas generalizadas no mercado de ações têm alimentado temores sobre a saúde da economia.
O Relatório Nacional de Empregos da ADP mostrou que foram criadas 271 mil vagas de trabalho no mês passado, após criação de 157 mil em novembro. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 178 mil postos de trabalho no mês passado, após 179 mil em novembro.
O relatório da ADP saiu antes do relatório de emprego mais abrangente do governo para dezembro, nesta sexta-feira.
De acordo com pesquisa da Reuters com economistas, a criação de vagas de emprego fora do setor agrícola provavelmente atingiu 177 mil empregos no mês passado, ante 155 mil em novembro. A taxa de desemprego foi estimada perto da mínima de 49 anos de 3,7 %, não muito longe da previsão do Federal Reserve de 3,5 % até o final de 2019.
Em relatório separado, o Departamento de Trabalho informou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego subiram em 10 mil, para 231 mil pedidos, em dados ajustados sazonalmente na semana encerrada em 29 de dezembro. Os dados da semana anterior foram revisados para mostrar mais 5 mil solicitações recebidas em relação ao relatado anteriormente.
Economistas consultados pela Reuters projetavam aumento para 220 mil de pedidos na última semana. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas