Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco cidades mineiras

Itamarandiba, Joaíma, Serranópolis de Minas, Três Corações e Engenheiros Caldas foram atingidos por chuvas intensos, seca e queda de granizo e estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal

30 de janeiro de 2024 às 17h19

img
Chuva de granizo em Três Corações | Crédito: Emater-MG/Divulgação

Brasília – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Midr), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em cinco cidades de Minas Gerais afetadas por desastres. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30).

Itamarandiba e Joaíma passaram por um período de seca; Serranópolis de Minas e Três Corações foram atingidas por chuvas intensas, e Engenheiros Caldas, por queda de granizo. As prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Midr para ações de assistência humanitária, reconstruções de estruturas destruídas pelos desastres e restabelecimento de serviços essenciais.

No momento, 178 municípios do estado estão em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail