Economia

Demanda por crédito registra queda de 15% no Brasil

Entre os maiores declínios está o segmento de bancos e financeiras, aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito
Demanda por crédito registra queda de 15% no Brasil
Aumento de riscos fez as instituições financeiras recuarem na oferta de crédito | Crédito: Adobe Stock

No primeiro semestre deste ano, a demanda por crédito no Brasil registrou queda de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os maiores declínios, o destaque vai para o setor de bancos e financeiras, com queda de 18% no período analisado. Em seguida, segmentos como serviços e varejo também registraram queda de 10% e 9% respectivamente. 

Os resultados são de uma análise realizada pelo Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que registra a cada mês o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. O Índice mensurou também os resultados comparativos mensais, que também apresentaram desempenho negativo, com queda de 8% no mês de junho em comparação a maio. 

Breno Costa, diretor do INDC, destaca que a alta nos números de inadimplência pode ter elevado o recuo na oferta de crédito. “Com o aumento dos riscos e perdas, as instituições financeiras colocaram o pé no freio na oferta de crédito. As campanhas de marketing foram reduzidas e ocorreu uma maior seletividade dos canais de distribuição. Ao receberem menos ofertas, as pessoas tendem a buscar menos crédito”, explica.

Serviços e varejo se destacam em recuperação de demanda por crédito 

Apesar de estarem em queda, os segmentos de serviços (+22%) e varejo (+21%) apresentaram sinais de recuperação na comparação anual de demanda por crédito. Os resultados, segundo Costa, demonstram reação dos setores, o que impacta diretamente na oferta. “No caso de bancos e financeiras, a cautela permanece, mesmo porque eles têm mais recursos e um arsenal de produtos maior para trabalhar a própria carteira de clientes que já tende a ser grande pela maior envergadura destas instituições”, conclui. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas