Desaer implantará fábrica de aeronaves em Araxá

A Desaer Desenvolvimento Aeronáutico vai investir cerca de US$ 100 milhões em uma fábrica da empresa em Araxá, no Alto Paranaíba. As obras deverão ter início ainda em 2021 e as expectativas são de que sejam finalizadas em um período de dois anos. Aproximadamente 1.250 empregos, entre diretos e indiretos, serão gerados com o novo empreendimento.
De acordo com o diretor-presidente da organização, Evandro Fileno, já foi assinado um acordo com o município. “A gente assinou um acordo com a Prefeitura de Araxá para levar a fábrica para lá. Teve o apoio da Codemge, do Governo de Minas”, diz ele.
As perspectivas são de que a área construída da empresa chegue a 96 mil metros quadrados e que sejam produzidas, inicialmente, quatro aeronaves por mês. A área da nova unidade da empresa será no Aeroporto Romeu Zema, também conhecido como Aeroporto de Araxá.
Segundo Fileno, as conversas com o governo já estão bem avançadas. Embora não mencione quais os benefícios que a organização terá na cidade, o diretor-presidente da Desaer salienta que o município se mostrou atrativo tendo em vista as suas próprias características.
“Araxá tem uma pista bem equipada, uma pista boa. Para a gente que é fábrica, que a gente precisa de espaço aéreo para ensaiar os aviões, ali é um espaço aéreo bem tranquilo”, diz ele. “Os benefícios são os normais mesmo, só que ali em Araxá tem uma área boa, em torno de 270 mil metros na beira da pista porque o terreno tem que ser na beira da pista. Ali foi uma cidade que agradou a gente, que nos recebeu desde o começo bem. Foi uma conversa bem agradável”, salienta.

Enquanto a fábrica não fica pronta, a Desaer vai levar parte de suas operações para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus Araxá. A ideia é que tudo já esteja pronto para iniciar na unidade em um período de dois meses e que a instituição dê apoio técnico. Fileno ressalta, inclusive, a importância de a empresa contar com centros de pesquisa próximos a ela.
“Uma das coisas que a Desaer sempre pediu é que tenha algum centro de pesquisa em volta da empresa porque a gente sempre precisa de inovação, de tecnologia”, diz. Segundo o diretor da empresa, eles receberam o apoio da Prefeitura. “Já tem o Cefet, Uniaraxá, Senai, várias redes acadêmicas ali da região interessadas a fazer parte desse centro de pesquisa com a gente”, afirma.
Histórico – A Desaer Desenvolvimento Aeronáutico é uma empresa brasileira fundada no ano de 2017. Em sua formação, estão pessoas que contam com uma experiência consistente no setor.
A empresa está instalada na Incubaero, em São José dos Campos (SP). Trata-se de uma incubadora criada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho para o desenvolvimento do segmento aeroespacial e que tem a parceria do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial/ Instituto Tecnológico de Aeronáutica e de outras entidades.
Ouça a rádio de Minas