Dia das Crianças: mais da metade dos consumidores de BH deve comprar presentes em lojas físicas

Mais da metade dos consumidores de Belo Horizonte pretende comprar os presentes do Dia das Crianças em lojas físicas. É o que mostra pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que revelou que 52% dos entrevistados planejam realizar as compras presencialmente. No entanto, apesar da preferência, os consumidores também apontaram fatores que podem influenciar negativamente a experiência de compra presencial. Veja a seguir.
- Filas longas e lotação são apontadas como desvantagem por 13,5% dos entrevistados.
- Atendimento ruim é citado por 9% como ponto negativo na experiência.
- Pouca variedade de produtos é apontada por 6,5% dos entrevistados.
- Trânsito congestionado incomoda 6% dos entrevistados.
Ainda segundo a entidade, o Dia das Crianças deve movimentar cerca de R$ 2,35 bilhões na economia da capital em outubro. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o comportamento do consumidor reflete uma busca crescente por equilíbrio entre custo e valor.
“Cada vez mais, os consumidores buscam ser bem atendidos e, junto a isso, esperam preço justo e produtos de qualidade. Esses fatores impactam diretamente a experiência de compra e são decisivos tanto para a compra imediata quanto para a fidelização”, afirma.
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Qualidade e preço baixo
Os consumidores de Belo Horizonte devem priorizar qualidade e preço baixo na escolha dos presentes do Dia das Crianças deste ano. Segundo a pesquisa, 40% dos consumidores levam em consideração a qualidade do produto e 30% o preço baixo na hora de escolher o estabelecimento e decidir a compra. Outro fator apontado pelo levantamento é o desejo da criança, que influencia cerca de 32,4% dos compradores.
Para atender às expectativas, os lojistas planejam integrar vendas físicas e digitais e investir em divulgação nas redes sociais. O levantamento mostra que 88,4% dos comerciantes pretendem usar o WhatsApp e 84,6% o Instagram como canais de promoção. Outros recursos citados foram decoração da loja (36,4%) e facilidades de pagamento (33,1%)
Na avaliação de Souza e Silva, o planejamento dos lojistas é fundamental para garantir uma boa experiência de compra. “É muito importante que o lojista se organize com antecedência para esse aumento de movimento. Ele pode criar um fluxo de atendimento e pagamento que evite esperas longas, organizar estoques com produtos de maior saída e preparar embrulhos de presentes com agilidade. Isso contribui para que o consumidor retorne em outras datas, como a Black Friday e o Natal”, orienta.
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Formas de pagamento
O pagamento à vista será a principal forma de quitação das compras neste Dia das Crianças, segundo 73,9% dos entrevistados. As modalidades mais citadas foram:
- Pix (30,1%),
- dinheiro (21,4%),
- cartão de débito (14,6%)
- e crédito à vista (7,8%).
Já o parcelamento será adotado por 21,4% dos consumidores, com média de quatro parcelas.
Por fim, o levantamento indica que o valor médio de gasto com presentes será de R$ 206,67 por item, com até dois produtos por comprador, representando alta de 57,6% em relação ao ano passado, quando o tíquete médio foi de R$ 131,14.
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