Disensa pretende atuar no mercado mineiro
Com a proposta de revolucionar os negócios dos pequenos lojistas e se tornar referência no mercado de construção civil com foco nas lojas de bairro, a Disensa, maior rede de franquias do varejo de construção da América Latina pertencente ao grupo franco-suíço LafargeHolcim, acaba de dar início às suas operações no Brasil com nove lojas recém-inauguradas no Rio de Janeiro e mais 11 em processo de implantação. A próxima fase na missão de conquistar o território brasileiro é fincar bandeira em Minas Gerais, e se expandir para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro. Para entrar em Minas, a empresa realizou no mês passado um evento, a exemplo do Rio, para lojistas de materiais de construção de bairro para apresentar o modelo de franquia. “O nosso segmento é a loja de bairro, porque é o nosso principal canal de vendas. O varejo representa a maior parcela das nossas lojas. Escolhemos Minas para ser a nossa segunda praça porque é um mercado importante pra gente”, justifica a gerente-geral da Disensa no Brasil, Patrícia Gouvêa. Com oito países conquistados na América Latina, incluindo o Brasil, e 40 anos de história, a meta da empresa é pular das nove lojas já inauguradas no País para 90 unidades até o fim deste ano. A longo prazo, a meta é inaugurar 350 lojas em cinco anos e, para isso, a empresa vai investir US$ 8 milhões no Brasil durante este período. “Este investimento inclui desde a parte de marketing, campanhas de sustentação e o desenvolvimento da Marca, até a parte de estruturação das unidades. Para as primeiras lojas, por exemplo, ajudamos com algum investimento para a implantação”, explica. O retorno deste montante investido, de acordo com as projeções da empresa, deve chegar no terceiro ano de operações no Brasil. Já o faturamento de toda a rede na América Latina corresponde a US$ 505 milhões este ano. Para o franqueado, converter a sua loja de materiais de construção já existente em uma Disensa, pode ser um negócio vantajoso. Neste caso, o investimento varia de R$ 60 mil a R$ 120 mil. Já para abrir uma loja nova, o que envolve todo o processo de começar um negócio do zero, como contratação de pessoas e formação de estoque, o investimento é de R$ 650 mil. Até então, todas as lojas já inauguradas no Brasil são configuradas no primeiro formato, de conversão. Mas, segundo Gouvêa, há lojistas que já sinalizaram que querem abrir lojas novas. Quando a marca Disensa entra em um negócio já existente, como é o caso de uma loja de bairro, ela já aproveita o relacionamento e a confiança entre o vendedor e a vizinhança, mas aplica ali o seu know how, dando um up no atendimento e na estrutura, e consequentemente, nas vendas. “Essas lojas têm uma relação com o bairro, afinal, eles cresceram juntos. A ideia é mostrar que esse carinho, esse cuidado continua, essa proximidade que uma loja de bairro oferece não vai ser perdida. A gente entra para instruir, ensinar o lojista a fazer o gerenciamento, dar o treinamento. Junto ao dono da loja, realizamos um curso de um ano em parceria com o Sebrae, na área de desenvolvimento profissional. Então, essa loja vai crescer profissionalmente, junto com seus funcionários. E isso afeta também o consumidor final, que será melhor instruído ao chegar com uma lista de materiais de construção passadas pelo pedreiro, por exemplo, mas sem saber muita coisa a respeito. Investimos muito em dar ferramentas para que o balconista possa oferecer este atendimento personalizado ao cliente, ajudá-lo a comprar da forma correta, sem precisar voltar a loja porque comprou uma porta e não levou a dobradiça, por exemplo. Queremos proporcionar uma experiência agradável de compra”, conclui. Produtos e serviços – Em seu catálogo de produtos, a Disensa conta com cerca de 6 mil itens. E além de oferecer aos lojistas de bairro um programa de capacitação e profissionalização especializado, voltado às áreas de Gestão de Negócios e Pessoas, Marketing, Tecnologia e Treinamentos de vendas, logística e gestão de estoque, a empresa também oferece aos seus clientes benefícios como microcrédito, assistência técnica, kits para as diferentes fases da construção, e proporciona soluções para facilitar a obra com planos de financiamento, atendimento com especialista e tutoriais em vídeos.
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