DL estima crescer 17% com novo produto
Com previsão de crescimento de 17% ao ano, o mercado de games no Brasil é a nova aposta da indústria mineira de produtos eletroeletrônicos, DL. Depois de se consolidar no segmento com a venda de tablets e celulares, a empresa, sediada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, inicia a produção de PC Gamers, computadores desenvolvidos com foco em jogos digitais. A expectativa é que a nova linha gere um incremento de 20% no faturamento da indústria em um ano. O gerente da DL, Luciano Neto, afirma que a indústria já é parceira dos principais fornecedores de componentes de PC Gamers, como Asus, Nvidia, Hyperx e Intel, o que facilitou a entrada no nicho. Além disso, o crescimento do mercado de games chamou a atenção da empresa. “Fomos para o mercado estudar e encontramos um cenário muito promissor na área de games no Brasil. No ano passado, ele cresceu 20% em relação ao ano anterior e, este ano, já cresceu 21% só no primeiro semestre, comparado com o mesmo período em 2017”, diz. De acordo com dados da 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021 da PricewaterhouseCoopers (PwC), o consumo de games no Brasil em 2016 girou em torno de US$ 644 milhões. Em 2021, a expectativa é que alcance US$ 1,4 bilhão, o que significa um acréscimo médio de 17% ao ano. Para desenvolver o novo produto, a DL criou três novas linhas de produção e ainda desenvolveu um novo sistema de qualidade. De acordo com Neto, ao fim da produção, os computadores passam por 24 horas de testes rigorosos, que são capazes de detectar qualquer possibilidade de defeito. Ele não revela o valor investido na reestruturação da fábrica, mas garante que a nova linha de produtos deve gerar incremento de 20% no faturamento da DL nos próximos 12 meses. O gerente explica que o produto acaba de ser lançado na 13ª Eletrolar Show, a maior feira B2B de tecnologia da América Latina. Segundo ele, há grandes redes de varejo interessadas no produto, sendo que uma delas tem mais de 100 lojas no Brasil e está em fase de finalização de negócio com a DL. “Ainda não temos meta de produção do PC Gamer porque isso depende da demanda, mas estamos otimistas, principalmente porque não temos concorrentes nessa proposta: somos a única indústria do Brasil que produz PC Gamer para varejo”, garante. De acordo com ele, a principal diferença de um computador comum para um PC Gamer é a sua configuração em relação à performance gráfica. “Um computador comum não consegue passar um game com fluidez gráfica: ele vai travar. Já o PC Gamer tem placa de vídeo, processador e memória dedicados à performance gráfica”, explica. Segundo ele, o teclado e o mouse do computador dedicado a jogos digitais também são diferenciados para entregar uma performance melhor ao jogador.
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