Economia

Dnit emite ordem de serviço para duplicação da BR-381

Estão previstos investimento de R$ 393,7 milhões por parte do governo federal
Atualizado em 4 de novembro de 2024 • 20:47
Dnit emite ordem de serviço para duplicação da BR-381
Foto: Alisson J. Silva/Arquivo/Diário do Comércio

Acaba de entrar em vigor a ordem de serviço para as obras do Lote 8A da BR-381, trecho entre Caeté, na região Central do Estado, e Ravena, distrito de Sabará, no contrato firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Construtora Luiz Costa Ltda.

O contrato tem vigência até 26 de setembro de 2028 e prevê investimento de R$ 393,7 milhões por parte do governo federal. Agora, a construtora terá seis meses para elaborar os projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras de duplicação, restauração e melhoramento de quase 20 quilômetros da rodovia, na saída de Belo Horizonte. As obras devem começar em maio de 2025.

O Superintendente Regional do Dnit no estado de Minas Gerais, Antônio Gabriel Oliveira, havia adiantado ao Diário do Comércio, no mês passado, que o departamento estava nos trâmites finais do processo e que a ordem entraria em vigor neste mês, o que aconteceu nesta segunda-feira (4).

Antônio Gabriel Oliveira afirmou ainda que o cumprimento do cronograma de obras dependerá de uma das primeiras reuniões que a empresa e o Dnit terão para avaliações do projeto.

O lote 8A da BR-381 tem algumas questões de reassentamento e desapropriação de famílias que vivem nas margens da rodovia que serão custeadas pela construtora.

Prefeitos comemoram ordem para obras na BR-381

Os prefeitos de Caeté, Lucas Coelho (Avante), e de Sabará, Wander Borges (PSB), celebraram a notícia da ordem de serviço do Dnit para as obras do trecho da BR-381 entre as duas cidades. Wander Borges afirmou que está chegando ao fim uma “guerra antiga” e destacou que o Estado e o País ganharão um corredor que atravessa grande parte da economia nacional.

“É uma vitória de todos aqueles que, diretamente ou indiretamente, têm contribuído e sonhado para a realização dessa obra. Se considerar as paradas e o custo, o gasto de paralisação é imensurável para a cidade. Acredito que os resultados serão muito positivos num futuro bem próximo”, declarou.

O atual prefeito de Caeté considerou o processo para a realização das obras na BR-381 como uma batalha. Lucas Coelho afirmou que, agora, a expectativa é debater com a construtora responsável como a prefeitura pode ajudar para acelerar a concretização das obras.

“É um sonho antigo, não só das cidades do entorno, mas de toda a Minas Gerais. Vai ser um fomento para a economia importante para a segurança das pessoas que ali trafegam. É um sentimento que nós temos de alegria, de um sonho que está sendo realizado”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas