Veja como economizar nas contas de água e de luz no verão
O verão no hemisfério Sul começa no dia 21 de dezembro e segue até o dia 20 de março de 2026. O período é marcado por temperaturas elevadas e, consequentemente, pelo aumento do consumo de água e energia elétrica. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentam orientações para reduzir o consumo e economizar na conta.
A estatal do setor energético destaca que aparelhos como ar-condicionado e ventiladores passam a ser utilizados por mais tempo, e que as geladeiras também são impactadas, tendo de trabalhar mais para manter a refrigeração. Além disso, o chuveiro elétrico segue entre os principais responsáveis pelo valor elevado da conta mensal de luz.
O engenheiro de eficiência energética da Cemig, Welhiton Adriano, explica que o consumo de energia depende principalmente da potência dos aparelhos e do tempo de uso. Portanto, quanto maior a temperatura, maior tende a ser o consumo. “O desafio é ajustar hábitos para reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo a eficiência dos aparelhos”, afirma.
- Leia também: Programa Luz do Povo pode dar descontos de até 17% na conta em Minas Gerais; veja se você tem direito
No caso dos equipamentos de refrigeração, entre os mais influentes na fatura durante o verão, a dica é que os consumidores deem preferência aos modelos que possuem o Selo Procel ou etiqueta do Inmetro com classificação “A”, que garantem menor consumo. Para o ar-condicionado, a tecnologia “inverter” é ainda mais eficiente, pois ajusta a potência de forma automática para manter a temperatura desejada.

O conselho de Adriano é manter o uso racional dos aparelhos de ar-condicionado, com portas e janelas fechadas, utilizar cortinas para reduzir a entrada de calor e manter a temperatura ajustada entre 23°C e 24°C. Além disso, é necessário manter os filtros sempre limpos. Quanto aos ventiladores, apesar de menos potentes, a orientação é evitar mantê-los ligados por períodos muito longos.
As geladeiras e freezers devem ser instalados em locais ventilados, distantes do sol e do fogão, com espaço de dez centímetros entre as laterais e as paredes. Também é preciso evitar colocar alimentos quentes para resfriar ou secar roupas, sapatos ou panos de limpeza na parte de trás do equipamento, já que isso dificulta a circulação do ar. Outra ação importante é manter atenção quanto à qualidade da borracha de vedação.
Por outro lado, o chuveiro elétrico pode oferecer maior oportunidade de economia. Isso porque, durante o verão, a posição “morno” na chave seletora permite redução de até 30% no consumo, desde que o tempo de banho seja mantido. “Essa atitude é bem interessante para a economia de energia, uma vez que ajustes intermediários de temperatura evitam que o consumidor permaneça com a chave na posição “quente” (ou “inverno”), que consome mais”, destaca.
O especialista lembra ainda que o consumo de energia é determinado pela fórmula “potência × tempo de uso”. Portanto, reduzir o tempo de banho e desligar o chuveiro ao se ensaboar interrompem o funcionamento do aparelho e o uso da eletricidade. “Fechar a torneira quando for ensaboar o corpo e lavar os cabelos evita desperdício e impacta diretamente na conta de energia e na de água também”, explica.
Economia com iluminação e demais equipamentos elétricos
Para a iluminação, a estatal recomenda o uso de lâmpadas de LED, que duram mais e consomem significativamente menos energia, além de evitar deixar lâmpadas acesas onde não é necessário. As paredes e os tetos pintados em cores mais claras também podem colaborar com os esforços, refletindo a luz natural e diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Os aparelhos que estão em modo de espera, ou stand by, também são responsáveis por uma parcela do consumo. Televisores, receptores de TV por assinatura, computadores e alguns carregadores continuam consumindo energia mesmo desligados. No caso dos modelos mais antigos, essa energia pode representar até 15% do consumo. “Se o aparelho não está em uso, o ideal é retirar da tomada ou utilizar filtros de linha com chave geral”, orienta.
As máquinas de lavar devem ser utilizadas sempre com a carga máxima recomendada pelo fabricante. Também é importante manter o filtro limpo para garantir melhor desempenho e evitar ciclos extras de lavagem.
O ferro elétrico é um dos aparelhos mais potentes da casa e, portanto, merece atenção especial. Ele deve ser usado apenas quando houver grande quantidade de roupas para passar, evitando períodos de pico e a sobrecarga do disjuntor. Além disso, as roupas delicadas devem ser passadas por último, pois, ao final, o calor residual do ferro pode ser aproveitado, reduzindo o tempo de uso.
Economia de água

Algumas orientações mencionadas anteriormente, como a redução do tempo de banho, o desligamento do chuveiro ao se ensaboar e o uso da carga máxima nas máquinas de lavar roupas, também podem contribuir para o uso consciente da água e para a economia na conta.
No momento de lavar a louça, a Copasa orienta o consumidor a abrir a torneira apenas quando for enxaguar os itens, para evitar desperdícios e custos elevados na tarifa. O uso regulado da torneira também se estende ao momento de escovar os dentes, evitando deixá-la aberta sem necessidade.
Além disso, segundo a empresa, é importante sempre conferir se as torneiras da casa estão pingando. Caso estejam, é preciso fechá-las corretamente para evitar desperdícios de água quase imperceptíveis.
Algumas atitudes simples podem contribuir para o combate ao desperdício de água. A companhia ressalta que, embora não seja possível controlar fatores externos, repensar hábitos de consumo pode impactar diretamente o ecossistema. Isso porque a utilização consciente da água também ajuda na preservação de várias formas de vida.
Quanto ao impacto econômico, a Copasa destaca que, com tarifas mais baixas, os recursos poderão ser destinados a outras áreas da cadeia econômica. Esse comportamento ainda possibilita o acesso de todos à água, beneficiando a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Ouça a rádio de Minas