Edital para duplicação da BR-381 de BH a Caeté será publicado nesta quinta

O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, vai publicar nesta quinta-feira (25) o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação da BR-381, a chamada Rodovia da Morte, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana.
O documento vai ser lançado dentro do prazo informado pelo governo federal em março.
Trata-se de um trecho de apenas 18 Km, mas que é considerado complexo para duplicação da rodovia, inclusive sendo considerado como o principal fator que reforçou a falta de interessados nos dois editais de concessão da rodovia lançados anteriormente (leia mais abaixo).
Para tentar amenizar o problema, o governo resolveu realizar as intervenções necessárias neste trecho antes da realização do novo leilão da BR-381 – cuja proposta foi recentemente aprovada pelo Tribunal de Contas da União por unanimidade.
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Essas intervenções até Caeté, que vão custar em torno de R$ 350 milhões, serão gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Mais de 2 mil famílias que vivem às margens da rodovia deverão ser retiradas de casa para que as obras no trecho sejam iniciadas.
Entenda o leilão da BR-381
Realizado em novembro do ano passado, o leilão para a duplicação da BR-381 não encontrou interessados e foi declarado como deserto. A licitação previa a concessão do trecho da rodovia que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce. A previsão de investimentos da empresa que vencesse o leilão, que acabou não ocorrendo, era de R$ 5,2 bilhões.
Antes disso, houve duas tentativas falhas de privatizar a estrada, ainda durante o governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
O ponto do trecho considerado mais complicado para obras, por ser extremamente sinuoso e por precisar de desapropriações, fica entre a saída de Belo Horizonte, pelo Anel Rodoviário, e João Monlevade, na região Central de Minas Gerais.
A concessão e duplicação da BR-381 é um dos mais antigos imbróglios de Minas Gerais. Entra governo, sai governo, o trecho de 304 quilômetros é fruto de promessas e novos projetos por parte de políticos e gestores públicos mineiros e nacionais.
Com investimentos de R$ 1 bilhão, o governo federal optou por assumir os chamados lotes 8A e 8B da rodovia, em vistas de aumentar a atratividade pelo ativo, após a falta de interesse da iniciativa privada nos certames anteriores. O anúncio foi feito por Renan Filho no dia 8 de fevereiro, quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à capital mineira.
No último dia 17 de abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, a nova proposta de concessão da BR-381.
A perspectiva do governo federal é que o leilão de desestatização ocorra ainda em 2024.
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