Edital da BR-381 deve ser publicado neste mês

4 de agosto de 2021 às 0h26

img
O leilão de concessão da BR-381 já tem data prevista | Crédito: Dnit/Divulgação

Está previsto para o próximo dia 25 de agosto a publicação do edital de concessão das rodovias federais BR-262/MG/ES, entre as cidades de João Monlevade e Viana, e da BR-381, entre as cidades de Belo Horizonte e Governador Valadares. A confirmação da data foi dada ontem durante reunião entre o Ministério da Infraestrutura (Minfra), representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o senador Carlos Viana (PSD/MG).

Em nota, o Minfra informou que “A expectativa é que a publicação do edital ocorra neste mês ainda. Assim que a data for confirmada, faremos ampla divulgação”.

Segundo o senador Carlos Viana, o lançamento do edital deverá ser em Belo Horizonte. “Se todos os trâmites do edital ocorrerem sem nenhum problema, a estimativa é a de que o leilão ocorra em novembro e que a assinatura da concessão seja realizada no dia 25 de novembro. E não havendo nenhum problema jurídico, as obras deverão começar em janeiro de 2022”, detalha o senador.

Outra ação será a retomada das obras de duplicação no trecho entre Nova Era e Antônio Dias no KM 316 na BR-381.  “Serão 23 quilômetros duplicados pelo governo federal, que antes iriam para a iniciativa privada e agora colocamos mais R$ 40 milhões para assumir essa duplicação”, acrescenta o senador.

Ainda de acordo com o senador, as únicas mudanças foram a determinação do presidente Jair Bolsonaro em maio deste ano, que fala da isenção de pedágio para motocicletas nas concessões de rodovias e a duplicação da BR-262 que não será nos primeiros anos de concessão. “As obras ficarão para quando a concessão completar dez anos”, completa o senador Viana.

Conforme informações do Minfra, o sistema BR-381/262/MG/ES terá R$ 7,3 bilhões de investimentos para melhorias e ampliação de capacidade, além da injeção de outros R$ 4,7 bilhões destinados a serviços operacionais, totalizando a aplicação de R$ 12 bilhões ao longo de um contrato de 30 anos – prorrogáveis por mais cinco.

Deverão ser privatizados mais de 670 Km na BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e a BR-262, entre João Monlevade e Viana.

Entre as principais obras estão 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçado, 40 passarelas, pelo menos dois pontos de parada e descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu, localizado na Zona da Mata mineira.

Metrô de Belo Horizonte

O senador Carlos Viana (PSD/MG) também falou a respeito do andamento das obras do metrô da Capital. Segundo o senador, “a privatização está como certa” e o investimento deverá ser de R$ 1,6 bilhão. “Vamos ter novidades na votação desta quarta-feira (04) na Câmara dos Deputados. Falarei mais sobre isso amanhã (hoje). Posso acrescentar que o governo de Minas também disponibilizará verba para o metrô”, esclareceu o senador.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informou que “O Governo de Minas esclarece que o projeto de privatização do metrô de Belo Horizonte é de responsabilidade do Governo Federal. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade acompanha os estudos junto ao Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Eventuais aportes e o montante necessário por parte do Governo de Minas serão definidos após a conclusão dos estudos pelo governo federal”.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail