Empresários de BH pretendem contratar até dois funcionários temporários para o fim de ano
A temporada de contratações temporárias para as vendas de fim de ano já começou e deve aquecer o setor de comércio e os serviços em Belo Horizonte. Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostra que 8,9% dos empresários pretendem contratar funcionários temporários até dezembro, sendo que a maioria deve abrir até duas vagas de emprego.
Outros 10,2% dos entrevistados ainda avaliam se irão ampliar o quadro de funcionários para o período. O levantamento ouviu 304 micro e pequenos empresários de Belo Horizonte, entre 8 de setembro e 5 de outubro.
Embora muitos lojistas já tenham equipes estruturadas, o clima é de otimismo com as vendas de fim de ano, especialmente com a Black Friday e o Natal, períodos que tradicionalmente impulsionam o consumo.
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o comércio da Capital vem demonstrando resiliência. Ele ressalta que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, há boas expectativas de vendas para o último trimestre do ano. “As contratações temporárias são um termômetro importante da confiança do empresário”, afirma.
A função de vendedor é a mais procurada pelos lojistas neste período, sendo citada por 70,4% dos empresários. Outras vagas em destaque são: caixa (22,2%), atendente (18,5%), estoquista (14,8%), repositor (3,7%) e serviços gerais (3,7%).
Entre as formas de recrutamento, a indicação de conhecidos ou funcionários continua sendo o principal canal de contratação, adotado por 53,3% dos empresários. As redes sociais (20%), plataformas on-line de vagas (10%) e banners ou cartazes em lojas (6,7%) aparecem na sequência. Outras formas tiveram participação inferior a 5%.
Desafios na contratação de funcionários temporários

O estudo aponta que a principal dificuldade relatada pelos empresários que pretendem contratar neste período é a falta de profissionalismo e responsabilidade dos candidatos, fator citado por 44,4% dos entrevistados. A baixa motivação (25,9%) e a falta de experiência (22,2%) também aparecem entre os principais desafios.
Souza e Silva destaca que as empresas buscam profissionais comprometidos e dispostos a aprender.
“A contratação temporária é uma excelente porta de entrada para quem deseja mostrar seu valor e conquistar uma oportunidade definitiva”, reforça.
Segundo a CDL/BH, a contratação temporária é uma estratégia essencial para atender o aumento da demanda de fim de ano, além de ser uma oportunidade de testar profissionais para possíveis efetivações. De acordo com a pesquisa, 51,9% dos empresários afirmam haver alta probabilidade de efetivação dos temporários.
O presidente da CDL/BH ressalta que os temporários podem se destacar e conquistar uma vaga efetiva.
“É um período de aprendizado mútuo, tanto para o empregado quanto para o empregador”, conclui.
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