Minas Gerais é o segundo melhor estado para fazer negócios no Brasil

Estado ficou atrás apenas de São Paulo em levantamento feito pelo Banco Mundial

16 de junho de 2021 às 17h51

img
Crédito: Divulgação

Minas Gerais é destaque no Doing Business Subnacional Brasil 2021, ranking do Banco Mundial acerca do ambiente de negócios no País. Esta é a primeira vez que a instituição relaciona “boas práticas” e “obstáculos regulatórios” em todos os 26 estados e o Distrito Federal. Até então, o relatório abrangia somente os dados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atrás apenas de São Paulo, Minas se destaca como um dos locais mais fáceis de se abrir e manter um negócio. Roraima aparece na terceira posição e, por outro lado, Pernambuco, Espírito Santo e Amapá ocupam os últimos lugares.

De maneira geral, o estudo mostrou que o ambiente de negócios do Brasil apresenta forte variação a nível subnacional, principalmente nas áreas de execução de contratos e de obtenção de alvarás de construção. Em nota, a instituição destaca que nenhum estado ocupa o primeiro lugar nos cinco indicadores analisados, o que mostra que “há espaço para que todos os estados aprendam uns com os outros”.

Ranking Doing Business Brasil
1º Lugar - São Paulo (São Paulo)
2º Lugar - Minas Gerais (Belo Horizonte)
3º Lugar - Roraima (Boa Vista)
4º Lugar - Paraná (Curitiba)
5º Lugar - Rio de Janeiro (Rio de Janero)
6º Lugar - Tocantins (Palmas)
7º Lugar - Mato Grosso do Sul (Campo Grande)
8º Lugar - Sergipe (Aracaju)
9º Lugar - Ceará (Fortaleza)
10º Lugar - Piauí (Teresina)

Mas há exemplos de boas práticas em estados de todas as regiões, níveis de renda e tamanhos. Dentre todas as localidades, é mais fácil: abrir uma empresa no Pará; obter alvarás de construção em Roraima; registrar uma transferência imobiliária em São Paulo; pagar impostos no Espírito Santo; e resolver uma disputa comercial em Sergipe.

Minas Gerais, por exemplo, conta com o menor tempo de abertura de empresas do País (9,5 dias) e a mais alta pontuação na qualidade da regulamentação da construção (com 11 de um total de 15 pontos no respectivo índice, acima da média nacional de 8,9). O Estado tem também a pontuação mais alta em controle de qualidade de construção, com 11 dos 15 pontos possíveis.  Destaque para Belo Horizonte, que usa uma plataforma on-line – o Alvará na Hora – para acelerar e racionalizar o processo de licenciamento da construção, que leva menos de 7 meses.

O Banco Mundial utilizou dados até 1º de setembro de 2020 para elaborar o ranking. Foram analisadas somente as capitais de cada estado brasileiro e cinco indicadores foram levados em consideração: abertura de empresas; obtenção de alvará de construção; registro de propriedades; pagamento de impostos; e execução de contrato.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail