Fabricante de cabos elétricos expande produção em Itajubá, no Sul do Estado

Em março, a Cabelauto Cabos Elétricos dará início a uma nova linha de produção na planta de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, duplicando a atual capacidade de fabricação de cabos de média tensão isolados até 35 quilovolts (kV). Com o maquinário, a empresa saltará da quinta para a terceira posição no ranking nacional de fabricantes de cabos de potência.
O investimento no projeto foi da ordem de R$ 30 milhões. Com o valor, os equipamentos foram comprados e a área construída da fábrica ganhou mais dois mil metros quadrados (m²), indo a 30 mil m³, crescimento necessário para acomodar a duplicação produtiva.
As informações são do diretor-geral da Cabelauto, Cor Jésus de Miranda. O executivo destaca que o objetivo da expansão é elevar a presença nos mercados que exigem produtos de maior valor agregado e, com isso, aumentar os resultados da fabricante.
Conforme Miranda, a nova linha de produção está em fase de comissionamento e deverá entrar em funcionamento na primeira semana do próximo mês. Pouco tempo depois, no dia 20, acontecerá a cerimônia de inauguração oficial da ampliação da unidade.
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“Nosso plano trienal é crescer no setor industrial, focado mais em siderurgia, mineração, papeleiras e óleo e gás, e também nos segmentos de concessionárias e, principalmente, de energias renováveis, que são as usinas fotovoltaicas e eólicas”, salienta.
Empresa passou por outra grande expansão há alguns anos
A fábrica da Cabelauto, em Itajubá, foi inaugurada em 1998 por uma empresa de Portugal também chamada Cabelauto. Em 2010, o grupo Plasinco comprou a planta, que até então tinha 18 mil m² de área construída e fabricava apenas cabos automotivos. Naquele ano, o novo dono ampliou o empreendimento em 5 mil m² e investiu em outros produtos.
Segundo Miranda, a unidade chegou a ser uma das principais fornecedoras de cabos elétricos para a construção civil, porém, o mercado não “virou” e a fabricante mudou o rumo dos negócios. Em 2016, o site cresceu 5 mil m² e passou a produzir cabos especiais.
Ele afirma que, em 2019, ocorreu uma grande expansão produtiva, com a inauguração da primeira linha de cabos de média tensão. Até então, a empresa vendia apenas cabos de baixa tensão. O projeto, que custou R$ 40 milhões, elevou o patamar da Cabelauto, colocando-a, pela primeira vez, no hall das maiores fabricantes de cabos de potência do País.
De acordo com o diretor-geral, atualmente, a Cabelauto fatura aproximadamente R$ 600 milhões por ano e tem cerca de 300 funcionários diretos, sendo que, nos últimos oito anos, o quadro de pessoal foi duplicado, e, neste ano, mais 20 colaboradores devem ser contratados.
Minas Gerais é um dos principais mercados para a fabricante
Embora exporte para clientes antigos que se mudaram para fora do País, o alvo da Cabelauto é o Brasil e Miranda diz que Minas Gerais está entre os principais mercados consumidores. Ele ressalta que a fabricante fornece para empresas, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Energisa, Gerdau, Vale e Anglo American.
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