Com faturamento bilionário, e-commerce se prepara para Dia do Frete Grátis

No primeiro trimestre deste ano, as pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram R$ 945 milhões, valor 34% superior na comparação com o mesmo período de 2023, segundo a plataforma de e-commerce Nuvemshop. Já no ano passado, todo o setor de varejo on-line faturou no Brasil cerca de R$ 185,7 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A pesquisa da ABComm indica que esta renda é 10% maior que em 2022, e segundo a Nuvemshop, os segmentos com mais vendas no trimestre foram:
- Moda (R$ 303,5 milhões),
- Saúde & Beleza (R$ 83 milhões) e
- Acessórios (R$ 62 milhões).
Com a alta, o Dia do Frete Grátis, que acontece neste domingo (28) no Brasil, e usa a estratégia de frete grátis para atrair mais consumidores, é também mais uma oportunidade para o empreendedor continuar crescendo. O comércio on-line é um mercado que se mostra favorável a esse tipo de ação.
Segundo a gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, Marcela Orlandi, a data é uma boa oportunidade para movimentar o varejo em um período que não é o mais forte em todos os segmentos.
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“Compreender o momento certo, a fim de realizar promoções e oferecer condições especiais ao consumidor, é um diferencial. Aliar uma boa estratégia de negócio com divulgações em redes sociais e formas de fidelizar os clientes foi a receita de sucesso dos empreendedores”, comenta.
Expectativas do varejo
Para este ano, a expectativa é que o setor de comércio eletrônico no Brasil permaneça em alta. O segmento que, segundo pesquisa recente da datatech BigData Corp, registrou um aumento de 16,5% em 2023 em relação à quantidade de lojas virtuais, tem ainda um cenário competitivo para buscar destaque em datas importantes para o segmento.
Segundo a pesquisa da ABComm, o e-commerce brasileiro deve chegar a faturar R$ 204,27 bilhões e, em cinco anos, o valor deve ser de aproximadamente R$ 277,81 bilhões.
Além desta avaliação, o estudo do segmento sugere que a classe C é a maior compradora on-line, seguida pela classe AB. A faixa etária que mais compra tem entre 35 e 44 anos. Com este perfil de usuário, no último ano, as lojas digitais venderam cerca de 395,1 milhões de pedidos para os 87,8 milhões de compradores que se concentram, em sua maioria (55,86%), na região Sudeste do País.
Somente em Minas Gerais, as PMEs on-line movimentaram R$ 89 milhões, entre os meses de janeiro e março deste ano, impulsionando o Estado para ocupar o segundo lugar no ranking que avalia os estados com mais vendas neste segmento.
O ranking, elaborado através da pesquisa da Nuvemshop, elenca os três estados que mais venderam no período:
- São Paulo (R$ 444 milhões);
- Minas Gerais (R$ 89 milhões);
- Santa Catarina (R$ 78 milhões).
Dicas para aumentar as vendas no Dia do Frete Grátis
Os lojistas procuram estratégias mais efetivas para diferenciar seus negócios no mercado. Assim, em datas especiais para o segmento, é importante ter em mente algumas dicas para impulsionar o empreendimento.
O fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa de soluções para o e-commerce, Lucas Castellani, listou as principais táticas para auxiliar os lojistas a aumentar a conversão de vendas e escalar os negócios. Confira:
1. Utilize estratégias de up selling e cross selling
As estratégias incentivam o consumidor a gastar mais na sua loja. Na estratégia de up selling o cliente é incentivado a comprar uma versão melhor e de maior valor com base nos produtos que eles já adquiriu. Já o cross selling funciona como uma espécie ‘venda-casada’, onde a loja pode oferecer produtos que complementam aqueles já comprados pelo cliente.
2. Desenvolva um processo de checkout simples
Um ótimo método de checkout disponibiliza informações claras sobre o preenchimento de dados. É importante solicitar apenas dados realmente necessários para a compra, isso aumenta as chances do seu cliente voltar a comprar com você.
3. Utilize o marketing de conteúdo a seu favor
A presença nas redes sociais, principalmente no Instagram, como forma de publicar conteúdos reais e relevantes para o seu público, ajuda a gerar conexão e um bom relacionamento entre a marca e o consumidor. Dependendo do seu público, pode ser interessante mostrar o dia a dia do seu negócio, ou até mesmo como utilizar o produto que você vende.
4. Aposte na experiência de compra
Para um comprador se tornar um cliente ativo é importante investir na experiência do seu usuário. Para isso é essencial procurar por formas de melhorar essa experiência, com um site responsivo e seguro, o acesso ao certificado de SSL gratuito e com um atendimento personalizado e, de preferência, humanizado.
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