Economia

Festas juninas devem impulsionar negócios de locadoras de veículos

Expectativa é de alta de até 15% na procura por aluguel de veículos neste mês
Festas juninas devem impulsionar negócios de locadoras de veículos
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O mês de junho chega como prenúncio de férias e traz consigo uma combinação interessante para quem deseja pegar a estrada: as festas de São João, aliadas ao feriado prolongado de Corpus Christi, que neste ano cai na quinta-feira, dia 19. Tais fatores levaram a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) a projetar crescimento de até 15% na procura por aluguel de veículos neste mês, na comparação com abril e maio (meses de baixa temporada).

Conforme a entidade, os estados com tradição junina, entre eles Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais e Goiás, deverão puxar o aumento de demanda pela locação, “com expectativa de que os festejos estiquem a procura por carros alugados até a temporada de férias de julho”, diz o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior. “Para aproveitar a experiência e garantir disponibilidade de veículos, desde já recomendamos a antecipação das reservas”.

Minas Gerais

Belo Horizonte e o interior de Minas têm se consolidado como principais destaques juninos do Sudeste. Na capital, há eventos em praças públicas, centros culturais e bairros, com programação que envolve quadrilhas, shows, feiras e culinária típica. A descentralização facilita o acesso dos moradores e amplia a atratividade para os turistas.

Dados do Anuário 2025, indicam que o estado conta com 3.656 locadoras ativas, 983.817 veículos em sua frota total e 16.631 empregos diretos gerados pelo setor. O turismo demanda aproximadamente 38% da frota total de veículos das locadoras mineiras.

Pernambuco

Caruaru, considerada a “Capital do Forró” e tida como sede do “Maior São João do Mundo”, em 2025 terá como tema da celebração: “De fazenda à capital do São João” e contará com mais de 1.400 atrações. No ano passado, o destino bateu inúmeros recordes, com aprovação de 98% do público, calculado em 3,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Caruaru, as “festas juninas” movimentaram mais de R$ 688 milhões em 72 dias.

Segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, Pernambuco possui 1.063 locadoras ativas, com 16.750 veículos em sua frota total e 7.784 empregos diretos no setor. O aluguel diário para turismo representa 40% da participação na frota das locadoras do estado.

Paraíba

Campina Grande, que rivaliza com Caruaru no que tange ao título de “Maior São João do Mundo”, terá, até 6 de julho, uma programação diversificada com shows gratuitos no Parque do Povo. O espaço foi ampliado no ano passado, aumentando em 28% a capacidade de público. Em 2024, segundo dados divulgados pela prefeitura do município, 2,93 milhões de pessoas passaram por lá, em 33 dias de festa.
Conforme a Abla, a Paraíba possui 329 locadoras ativas, com frota de 6.669 veículos e 1.016 empregos diretos. O aluguel para turismo também representa 40% da participação na frota das empresas de locação na Paraíba.

Maranhão e Alagoas

No Maranhão, o São João é uma das festas mais tradicionais e aguardadas do ano, especialmente em São Luís. De acordo com a associação, o estado conta com 703 locadoras ativas, uma frota total de 5.730 veículos e 1.368 empregos diretos. O aluguel de carros para turismo representa 30% da participação na frota das locadoras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas