Com produção em Betim, Fiat consolida liderança no Brasil pelo quinto ano consecutivo
Com produção predominante no polo automotivo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Fiat encerrou 2025 como a marca mais vendida do mercado nacional. Entre janeiro e dezembro, a montadora do grupo Stellantis, alcançou 20,9% de participação do mercado e 533.739 unidades emplacadas.
Pelo quinto ano consecutivo, a picape Strada atingiu a liderança em vendas, contabilizando mais de 142 mil unidades. Em 2025, o veículo concentrou 5,6% das vendas no mercado nacional, em cálculo que inclui carros de passeio, picapes e comerciais leves.
Além da Fiat Strada, a montadora também ocupou a terceira e oitava posição no ranking geral de vendas com Argo e Mobi, que somaram 102,6 mil e 73 mil veículos vendidos respectivamente.
O head das Marcas Fiat e Abarth para a América do Sul, Frederico Battaglia, celebra os bons resultados e a primeira colocação do mercado brasileiro. “Agora, são cinco anos consecutivos nesta posição, o que nos traz bastante orgulho e uma enorme responsabilidade”, comenta.
O desempenho, segundo ele, é impulsionado pelo trabalho de diversificação do portfólio da marca, desenhado para atender aos desejos dos consumidores em todos os segmentos. “A Fiat conhece e lidera todas as categorias do mercado, sem distinção entre veículos de passeio, comerciais leves e picapes”, acrescenta.
No segmento de picapes, representada por Strada, Toro e Titano, a montadora também chegou à liderança do mercado, correspondendo por 28,4% do segmento. O número representa um incremento de 5,2 ponto percentual (p.p.) na participação em relação a 2024.
Já na venda de hatchs, como Argo e Mobi, foram 175.680 emplacamentos e 28,4% do segmento. Na categoria, também houve um importante aumento de 5,2 p.p. na participação frente ao ano anterior.
Outra categoria em que a Fiat mantém liderança consistente é a de vans, com Fiorino, Scudo e Ducato. O primeiro ocupa a liderança há 12 anos consecutivos, enquanto os outros modelos também se destacam e somam, juntos, 28.288 unidades vendidas, garantindo à marca 34,8% de participação de mercado.
Para 2026, ano em que completa meio século no Brasil, a expectativa é otimista, especialmente com o lançamento de veículos. Até 2030, a Fiat espera lançar um novo modelo por ano, representando cinco novos produtos no mercado brasileiro.
Em dezembro, Fiat supera 50 mil emplacamentos no País
Os resultados de dezembro se assemelham aos registrados ao longo de 2025, com liderança absoluta em vendas. No último mês do ano, a Fiat alcançou 53.340 unidades emplacadas, com destaque predominante para a picape Strada (14,5 mil), seguido pelo Argo (10,2 mil).
Entre os segmentos, as picapes corresponderam por 42,9% de participação no mercado nacional, enquanto hatchs, como Mobi e b-hatchs como Argo totalizaram 39,4% e 23,1% do segmento respectivamente.
Ouça a rádio de Minas