Economia

Financiamento de veículos cresce 5,4% em Minas impulsionado por motos

Procura de crédito para motos apresentou aumento de 25,3% frente a setembro de 2024
Financiamento de veículos cresce 5,4% em Minas impulsionado por motos
Frente ao mês de agosto, o crédito para as motos cresceu 7,8% | Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Apesar das incertezas econômicas, o financiamento de veículos novos e usados avançou 5,4% em setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2024. A ampliação ganhou fôlego com a alta procura de crédito para motos, que apresentou aumento de 25,3% no período, conforme dados divulgados pela B3.

Na comparação com agosto deste ano, o aumento geral foi de 5,5%, enquanto as motocicletas avançaram 7,8%. Considerando motos e seminovos, o Estado já acumula três anos de crescimento constante no crédito automotivo.

Ao todo, Minas Gerais acumula até setembro 471.879 unidades financiadas, sendo aproximadamente 336 mil usados e 135 mil zero quilômetro. O Estado corresponde hoje por 10% do mercado nacional de financiamentos de veículos, que soma 5,3 milhões de unidades e possui carteira de crédito acumulada R$ 500 bilhões nos bancos de financiamento.

Além de motos, o crédito para veículos leves apresentou alta de 1,1% frente ao mesmo período do ano passado e 3,3% em relação a agosto deste ano. Por outro lado, os autos pesados registraram queda de 8% frente a setembro do ano passado e alta de 7,8% em relação ao mês anterior.

De acordo com o superintendente de produtos de financiamentos da B3, Daniel Takatohi, o desempenho positivo no Estado apresenta comportamento similar ao observado no País, mesmo diante de um cenário adverso. “Apesar das incertezas econômicas e juros elevados, o mercado de financiamento de veículos mantém um crescimento consistente”, pontua.

O atual cenário, segundo ele, é reforçado pela robustez dos mecanismos de prevenção a fraudes adotados pelas instituições financeiras, que aumentam a segurança na concessão de crédito. A maior confiança na integridade das operações favorece a liberação de recursos e contribui para a continuidade do crescimento do mercado.

Para Takatohi, a evolução na demanda por motos financiadas pode ser explicada por uma conjunção de fatores que incluem custo e mudança de hábito da população. Cidades no interior do País estariam puxando esses números, além de habitantes de grandes cidades que buscam por um meio de locomoção menos familiar e mais individualizado e compacto.

No Brasil, volume de financiamentos foi o maior dos últimos 14 anos

No País, o número acumulado de 5,3 milhões de veículos financiados em nove meses é o maior desde 2011. A quantidade representa alta de 0,6% na comparação com o mesmo período de 2024.

Na liderança, os veículos seminovos somaram maior volume de financiamentos, com 3,39 milhões de unidades no período. Já os modelos novos alcançaram a marca 1,93 milhão. “Este é o terceiro aumento consecutivo no acumulado de janeiro a setembro, o que reforça que a demanda por financiamento de veículo permanece forte este ano”, conclui Takatohi.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas