Economia

Frente Parlamentar para ambiente de negócios será lançada na próxima semana

O grupo será formado por deputados, entidades e lideranças empresariais
Frente Parlamentar para ambiente de negócios será lançada na próxima semana
O grupo tem como objetivo principal o desenvolvimento das micro e pequenas empresas | Crédito: Sebrae / Divulgação

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançará na próxima terça-feira (8), a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. O grupo será formado por deputados, entidades e lideranças empresariais e terá como objetivo propor ações que defendam o interesse desses setores econômicos, além de melhorias no ambiente de negócios.

Essa nova Frente Parlamentar será presidida pela deputada estadual Ludimila Falcão (PODE). Com foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, ela também terá o apoio de entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

A atuação do grupo prevê estratégias de desburocratização e simplificação de processos de abertura e gestão de negócios. Além do trabalho junto a consórcios públicos, sobretudo, no estímulo às compras públicas das micro e pequenas empresas, e também parcerias com os gestores municipais para tornar o ambiente de negócios atrativo aos empreendedores.

A deputada responsável por liderar o projeto define a criação desta Frente Parlamentar como uma das ações mais significativas de seu mandato.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A força desta iniciativa reside justamente na participação coletiva do Legislativo e na parceria com o Sebrae, FCDL-MG e CDL-BH. Juntos, vamos atuar em defesa da simplificação da burocracia, revisão da carga tributária, adoção de políticas de incentivo, integração entre setor público e produtivo, participação do setor produtivo nas decisões governamentais e ampliação de concessões e parcerias”, declara.

Ludimila Falcão completa que este tipo de iniciativa estabelece um ambiente de negócios propício para o comércio, serviço e empreendedorismo, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável desses segmentos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, lembra que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 90% dos empregos gerados em Minas Gerais no ano passado.

“A cultura do brasileiro caminha cada vez mais para o empreendedorismo como meio de geração de emprego e renda. Por isso, é fundamental criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios. O Sebrae Minas apoiará a nova Frente Parlamentar com dados, informações e parcerias para o que o empreendedorismo possa continuar transformando cada vez mais vidas em Minas Gerais”, diz.

Já o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, ressalta a importância dessa iniciativa e declarou estar animado com o lançamento da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Segundo ele, esse projeto representa um grande avanço na defesa dos interesses desses setores em Minas Gerais.

“A FCDL-MG está empenhada em contribuir ativamente com a Frente, indicando projetos de lei, emendas e sugestões ao executivo estadual. Iremos captar as demandas dos associados de todas as regiões do estado e divulgar as pautas essenciais para o varejista. Acredito que essa parceria será fundamental para impulsionar o crescimento e fortalecer o comércio e os serviços em Minas Gerais”, afirma.

O lançamento da Frente Parlamentar está agendado para acontecer no dia 8 deste mês, às 17h, na sede do Sebrae Minas em Belo Horizonte (Avenida Barão Homem de Melo, 329, Bairro Nova Granada).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas