Frustração com condições financeiras

25 de janeiro de 2019 às 0h01

Os empresários da indústria mineira chegaram ao fim de 2018 manifestando descontentamento com as condições financeiras do segmento. No quarto trimestre do ano, o indicador de satisfação com a situação financeira marcou 48,4 pontos, com queda de 0,5 ponto em relação ao trimestre anterior (48,9). Tal indicador consta da Sondagem Industrial da Fiemg e é divulgado a cada três meses

O índice de satisfação com a margem de lucro atingiu 42,9 pontos, com ligeira queda de 0,2 ponto em relação ao trimestre anterior (43,1). Em relação ao índice de condições de acesso crédito, houve uma melhora, mas ainda indica dificuldades. No último trimestre, ficou em 38,2, com alta de 2,2 pontos frente ao terceiro trimestre de 2018 (36).

A principal dificuldade enfrentada pelo setor continua sendo a elevada carga tributária, item citado por 50,8% dos entrevistados. Desde o terceiro trimestre de 2015, esse é o principal problema citado pelo setor. Em seguida aparecem demanda insuficiente, com 35,1%; e falta ou alto custo da matéria prima (24,6%).

“Problemas enfrentados pela indústria, com elevada carga tributária e demanda insuficiente, com vendas muito deprimidas, são típicos de um país ainda com sinais de recuperação”, diz a gerente de economia da Fiemg, Daniela Britto. (AAH)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail