Gasmig quer ampliar acesso ao gás natural no Triângulo Mineiro

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu um edital de chamada pública conjunta para fornecer gás natural para o Triângulo Mineiro. A solução, além de aumentar a competitividade na região, promete beneficiar a transição energética no Estado.
A ação para aquisição de gás natural foi feita junto à Agência Goiana de Gás Canalizado S.A. (Goiasgás) e a Companhia Brasiliense de Gás (Cebgas). Segundo a companhia, essa modalidade em conjunto é importante para viabilizar o transporte de gasoduto até a região a partir da cidade de São Carlos, no estado de São Paulo.
Para o presidente das Gasmig, Gilberto Valle, levar o gás natural até o Triângulo Mineiro significa impulsionar ainda mais a economia da região. “Estamos investindo no desenvolvimento da sociedade ao direcionar esforços para para ampliar a rede de gasoduto”, afirma.
Valle destaca que, além do Triângulo, a empresa está avaliando a viabilidade de ampliar o atendimento no Brasil a partir da chamada pública conjunta. Ele pontua que atualmente apenas 13% da população brasileira utiliza o gás natural como matriz energética, mas afirma que é possível ampliar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O início de fornecimento está previsto para janeiro de 2031 para as três companhias. As empresas que possuem interesse em participar do edital devem encaminhar as propostas para o endereço eletrônico informado nos respectivos sites das empresas.
Ação conjunta é vista com entusiasmo
A ausência de um gasoduto de transporte para fornecimento de gás natural canalizado vem impactando estados como Goiás e Distrito Federal. Com a ação conjunta, as companhias aumentam o entusiasmo em relação às futuras oportunidades, já que a oferta do produto pode impactar positivamente no avanço industrial das cidades.
“Tanto a Goiasgás, como a CEBGAS, veem nessa chamada pública em conjunto com a Gasmig,
distribuidora referência no país, uma oportunidade de viabilizar a chegada de forma definitiva
e competitiva do gás natural a partir de um gasoduto de transporte para os estados de Goiás,
Distrito Federal e para a região do Triângulo Mineiro”, comemora o diretor administrativo financeiro da Goiasgás, André Macedo.
Ouça a rádio de Minas