Governo de Minas altera projeto do Rodoanel e revisa valores

O governo de Minas Gerais acaba de anunciar mudanças no projeto do Rodoanel Metropolitano. Novo traçado diretriz, revisão de valores e inserção de cláusulas ESG estão entre as alterações realizadas a partir das discussões e contribuições da sociedade oriundas do primeiro processo de consulta pública.
Agora, novas etapas são lançadas, em vistas de novos aprimoramentos no projeto. A segunda consulta pública ficará aberta por 30 dias. Já nos dias 24 e 25 de novembro serão realizadas mais duas audiências públicas, desta vez, também presenciais.
De acordo com o secretário Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o lançamento do edital está previsto para dezembro e a licitação para março do ano que vem.
“Foi importante ganharmos esse prazo, pois temos nos próximos meses as licitações dos dois atuais maiores projetos rodoviários do País: Dutra e BR-381 pelo governo federal. Os possíveis interessados são os mesmos e não é interessante que haja essa concorrência. Com o Rodoanel indo para o fim deste ano e início do próximo, as empresas e investidores poderão se concentrar no projeto”, diz.
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Sobre as mudanças, o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Gabriel Fajardo, detalhou que em termos de orçamento, o projeto, que pretende aliviar o trânsito no Anel Rodoviário, vai custar mais de R$ 5 bilhões, dos quais, R$ 3,07 bilhões serão provenientes do acordo bilionário entre o governo mineiro e a Vale para reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ocorrido em 2019.
Segundo ele, em termos de recursos, por um lado houve uma economia a partir da mudança do traçado da Alça Sul e, por outro, os valores foram atualizados, pois datavam de 2020. Já em relação ao cronograma, por se tratar de um projeto greenfield, a cobrança de pedágio ocorrerá apenas quando estiver tudo pronto.
“Estimamos entre um ano e meio e dois anos de licenciamento e 36 meses de execução. Assim, serão cinco anos até termos as duas primeiras alças em operação e, somente depois, o início da cobrança do pedágio, que ocorrerá no modelo proporcional”, explicou.
Vale dizer que o Rodoanel será construído em quatro alças. As duas primeiras serão a Oeste e Norte e depois as alças Sudoeste e Sul. Esta última ganhou novo traçado com a retirada do túnel da Serra da Calçada, bem como a alteração da localização do túnel da Serra do Rola Moça e a redução de 1Km de extensão de túneis. A alteração de traçado ainda evitará eventuais impactos no aquífero Cauê e reduzirá as interferências provocadas por desapropriações no polo turístico de Casa Branca, em Brunadinho.

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