Grupo Bahamas vai abrir mais lojas em 2024

O Grupo Bahamas, que atua no segmento supermercadista, vai expandir o número de lojas no próximo ano. Estão previstas de oito a 10 novas unidades no interior de Minas Gerais, segundo o gerente de marketing da empresa, João Paulo Rodrigues. Uma das novas unidades programadas para 2024 é a de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, com inauguração prevista para o segundo semestre.
A unidade vai ocupar 5 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados de área de vendas. A operação vai contar com um estacionamento de 200 vagas. O valor do investimento não foi divulgado. Com modelo chamado pela empresa de atacarejo compacto ou de vizinhança, a loja vai empregar diretamente em torno de 120 pessoas.
“Esse tipo de unidade, embora compacta na comparação com um atacarejo tradicional, tem todos os benefícios de um atacarejo”, diz. Atualmente, o grupo conta com 77 lojas, sendo 13 neste tipo de modelo, voltado, em especial, para cidades de médio porte.
O Bahamas atua no mercado com diferentes tipos de loja: hipermercado, supermercado, mercado express, empório e atacarejo, que pode ser o convencional e o de vizinhança.
Atualmente, o Bahamas tem 50 unidades na Zona da Mata e 27 lojas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Neste ano, foram inauguradas seis lojas.
A história do Grupo Bahamas começa em março de 1983, quando os sócios-fundadores Paulo Roberto e Jovino Campos inauguraram um pequeno bar no bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora. O empreendimento virou uma mercearia. Anos depois, a partir de julho de 2013, os proprietários iniciaram o plano de expansão da rede, que vai começar a atuar em novos mercados em 2024: pet e de jardinagem.
A nova bandeira, chamada de Bahapet, vai contar com mix é formado por produtos destinados aos cuidados de cães, gatos, peixes, aves, roedores, além de itens para jardinagem.
O novo empreendimento, previsto para ser inaugurado em março do ano que vem, vai contemplar inicialmente duas unidades, sendo uma em Juiz de Fora, berço do grupo, e outra em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Cada unidade dessa bandeira deve gerar de 20 a 30 postos de trabalho.
Grupo teve resultados positivos em 2023
Sem falar em números, o gerente de marketing do Grupo Bahamas, João Paulo Rodrigues, diz que 2023 o resultado foi de crescimento. “Acima do que o setor está prevendo”, diz. Em 2022, conforme informações da empresa, o faturamento do grupo chegou a R$ 3,7 bilhões.
No começo deste mês, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgou o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, que monitora o comportamento da demanda nos supermercados em todo o Estado e está deflacionado pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a alta foi de 2,87%, o que já supera a previsão feita pela Amis no início do exercício de alta de 2,85% para o ano de 2023. A previsão é que o crescimento do setor em Minas Gerais fique próximo dos 3%.
Mão de obra
Rodrigues conta que uma das dificuldades encontradas é encontrar mão de obra. “Temos vagas em aberto”, diz.
O problema foi destacado pelo presidente executivo da Associação Mineira de Amis, Antônio Claret Nametala, durante a Superminas Food Show 2023, em outubro deste ano.
Na ocasião, o dirigente disse que o segmento deve contratar 7.350 pessoas em 2023. Até agosto, 43 novas unidades foram inauguradas no Estado, gerando 3,2 mil vagas. No total, a previsão é que 70 novas lojas passem a atuar no território mineiro neste ano. A atividade em Minas emprega atualmente cerca de 400 mil pessoas.
Ouça a rádio de Minas