Inatel produz EPIs para profissionais da saúde

O Inatel, centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica, assumiu um compromisso com o Hospital das Clínicas Antônio Moreira da Costa, localizado no município em que atua, de viabilizar a fabricação de máscaras para os profissionais da saúde a partir dos recursos e estrutura do FabLab do Instituto.
Para a produção de 50 máscaras, que estão em falta e serão cruciais para prevenção do corpo clínico local, foram feitos testes com o modelo face shield, em impressão 3D, mas para aumentar a capacidade e agilizar a entrega, um novo modelo em acrílico será produzido com corte a laser.
Segundo o responsável pelo FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira, no dia 26 foram entregues protótipos para avaliação dos profissionais e, assim que houver um retorno positivo sobre o modelo adequado, logo no início da próxima semana, devem ser entregues as máscaras finalizadas.
Este modelo de protetor facial face shield em acrílico é um equipamento de proteção individual (EPI) extremamente seguro, que evita o contato com gotículas que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos, e ainda pode ser facilmente higienizada.
O vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes, afirma que “estamos vivenciando dias de bastante apreensão, é natural que todos que possam colaborar se unam e disponibilizem essa ajuda, no caso do Inatel, tomamos a iniciativa usando o laboratório de fabricação de protótipos, de produzir alguns EPIs para as pessoas que estão na linha de frente das ações da saúde, o que nos dá grande satisfação de poder colaborar”.
O professor ainda reforça que dentro da comunidade do Inatel, docentes, alunos e profissionais, estão se voluntariando para ajudarem em suas áreas de conhecimento e, mesmo para ações voluntárias individuais, a Instituição disponibiliza toda estrutura, porque tem ciência dessa circunstância única, em que toda ajuda que possa facilitar o enfrentamento do contágio fará diferença.
Assim como redes de solidariedade que estão se formando em todo o País, para abastecer hospitais com equipamentos de proteção individual, o Inatel colocou sua tecnologia, recursos e talentos à disposição da comunidade para auxiliar com toda expertise que possui.
A equipe de Engenharia Biomédica está auxiliando para manutenção, reposição de peças e novos respiradores pulmonares, entre outras ações para contribuir com os profissionais que operam esses equipamentos nos hospitais.
Além das máscaras, também está sendo estudada a produção do avental impermeável, outro item indispensável e escasso para os centros de atendimento à saúde neste período. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas